Família

10º Simpósio Nacional das Famílias será online

por Pastoral Familiar, 13 de maio de 2020, 19 Comentários(s)

Marcado para o dia 23 de maio, o 10º Simpósio Nacional das Famílias será realizado de forma online. O evento presencial, em Aparecida (SP), foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) se comprometeu a oferecer as palestras e comunicados do simpósio por meio da internet. Assim, a programação do evento online será transmitida ao vivo pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube.

10º Simpósio Nacional das Famílias tem como tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52). Será ocasião para aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação e que “conhecer exige educar”.

“Há muito a Igreja do Brasil tem favorecido o trabalho com as famílias, especialmente por meio da Pastoral Familiar. Ela cresce e se aprimora através das diversas formações nacionais, regionais, diocesanas e paroquiais”, recorda a CNPF em carta assinada pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pelo assessor, padre Crispim Guimarães, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf. No texto, apontam o simpósio como um dos “momentos formativos mais significativos, além de espaço de convivência e conhecimento mútuo” entre os agentes das Pastoral.

Programação

As transmissões do Simpósio serão divididas em dois momentos: das 8h às 12h e depois das 14h às 18h.

O 10º Simpósio Nacional das Famílias tem como tema “Família e Educação” e o lema “…Crescia em Sabedoria, estatura e Graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 52).

A programação inicia com uma conferência da qual participarão os bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, o assessor e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar.

Na sequência, haverá a oração do terço, conduzido pelo Regional Sul 2 e com a participação de agentes da Pastoral Familiar das cinco regiões do Brasil.

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom Ricardo Hoepers, partilhará uma palavra introdutória com todos os participantes e conduzirá para o momento de aprofundamentos. A palestra inicial será com o padre Rafael Solano, da arquidiocese de Londrina (PR), pós-doutor em Teologia Moral e Familiar. Ele vai falar sobre o tema central do Simpósio.

Ainda na parte da manhã, haverá palestra sobre o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, informes do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, testemunhos e momento musical.

Na parte da tarde, a programação terá mesa mediada por dom Ricardo Hoepers com aprofundamento de temas por especialistas. O coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumman, falará sobre família e violência. A doutora em Teologia, Maria Inês de Castro Millen, oferecerá uma reflexão sobre os valores morais na família. Já o padre Márcio Tadeu falará sobre família e escola. Outras reflexões na mesa serão afetividade e sexualidade e aspectos lúdicos da educação.

Ao final das atividades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar retorna à programação para interação com os internautas. Logo na sequência, haverá missa ao vivo presidida por dom Ricardo Hoepers, direto de Rio Grande.

Comentários

  1. Marcelo Rocha Silva disse:

    Bom dia! A paz de Cristo. Infelizmente o presencial teve que ser adiado mas será tão proveitoso on LINE iluminando pelo espírito santo quanto presencial , para nós aprimorarmos nossa caminhada como pastoral familiar. Marcelo e Amanda- casal secretário da pastoral familiar da paróquia de São Sebastião do Monte Douro da cidade de Valença-Rj

  2. Estarei com certeza participando

  3. Clede disse:

    Que bênção, vou me empenhar para conseguir acompanhar .
    Uma oportunidade maravilhosa , não podemos deixar passar.

  4. luziete de Medeiros Paranhos disse:

    O momento é oportuno para a participação, uma vez que grande parte das famílias se encontram em casa devido o isolamento social que vivenciamos. Graças a Deus vocês permaneceram firmes nos propósitos da pastoral familiar, é preciso avançar usando as ferramentas virtuais. Deus conduza a todos vocês nesta obra de evangelização das famílias.

  5. Cleci Maria Scheid disse:

    Parabéns a equipe organizadora do 10 simpósio nacional da PF. Desejo êxito na sua execução

  6. Cleci Maria Scheid disse:

    Parabéns a equipe organizadora do 10 simpósio nacional da PF. Desejo êxito na sua execução

  7. Maravilhosa essa realização….vamos divulgá-la por todos os meios que estão a nossa disposição…. Amém….Amém… Amém…!!!

  8. Sergio disse:

    Muito bom deverá ser este simpósio tivemos o ano passado participamos foi uma bênção espero que o espírito santo nos revela tudo através deste meus d comuicasao

  9. Ivete disse:

    Gostei muito tema desse ano do simposio,nós aqui do Amazonas, diocese de Coari Paróquia Cristo Libertador (Manacapuru
    AM ) delegação da Pastoral Familiar estivemos aí no ano passado e ficamos encantados com as palestras com os testemunhos etc… E também já estamos ansiosos para sábado acompanhar

  10. Rejane Lima da silva disse:

    Ansiosa para asistir e aprende mais de Deus

  11. Parabéns pela realização dessa importante missão, em prol das familias e da educação.
    Louvado seja Deus por esse simpósio virtual, que abre caminho pra muitas ações e formações.
    Nizardo e Luiza do Encontro Matrimonial Mundial de Manaus.

  12. Maria salete disse:

    Simposio da Família

  13. Maria Salete Wiggers disse:

    10o Simposio Nacional da Familia

  14. Barbara disse:

    Por favor, qual foi a música usada durante a palestra sobre Pacto Global?

    1. Pastoral Familiar disse:

      Olá! O professor Fabiano utilizou duas músicas em versão instrumental: no início, a música “Oração pela Família” e no final “Deus está aqui”.

  15. VENSEL DE SOUZA disse:

    ESTAMOS ACOMPANHANDO E MARAVILHADOS COM O QUE VIMOS E OUVIMOS PELA MANHÃ.
    Somos o casal MARIA EMILIA E VENSEL, Membros da Pastoral Familiar de nossa PARÓQUIA SANTO ANTÕNIO do Centro de FLORIANÓPOLIS/SC.
    Também somos Casal participante das Equipes de Nossa Senhora há quase 20 anos.
    foi-nos ESPECIALMENTE muito bom, rever e novamente acolher as sempre fecundas reflexões do Pe. Rafael Solano.
    Ele pregou um RETIRO que participamos em 2005 e em Abr/2011, numa Palestra sobre Afetividade-Sexualidade.
    Que Deus abençoe para que todo este SIMPÓSIO seja Fecundo, produzindo muitos frutos, com Famílias felizes, unidas, cristãs, santas, engajadas e comprometidas com a nossa Igreja.

  16. Claudomiro disse:

    Claudomiro Alves Rocha

  17. Maria da Conceição Soeiro disse:

    Sendo gratificante às palestras deste nosso Simpósio da Família
    Diácono Marcos e Concita São Luís-MA

  18. Maria da Conceição Soeiro disse:

    Está sendo muito gratificante esse nosso Simpósio da Família
    Diácono Marcos e
    Concita São Luís-MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *