Família

Preparação para o Matrimônio se destaca no trabalho do Setor Pré-Matrimonial

por Pastoral Familiar, 25 de agosto de 2022, 0 Comentários(s)

A maior parte do trabalho realizado pelo Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar nas dioceses do Brasil está concentrada na preparação para o sacramento do matrimônio. É o que foi observado em pesquisa realizada pela coordenação do setor. O resultado foi apresentado durante a 45º Assembleia Nacional da Pastoral Familiar, que ocorre até o final desta quinta-feira, 25 de agosto, em Governador Celso Ramos (SC), na arquidiocese de Florianópolis (SC).

Alisson e Solange Schila são os coordenadores nacionais do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar e apresentaram as atividades realizadas nos últimos três anos e o resultado da pesquisa realizada desde a última assembleia, em 2021.

O levantamento também apontou os desafios que o setor enfrenta, como falta de agentes, falta de formação e desânimo. A própria concentração das ações na preparação próxima para o matrimônio também é apontada entre os desafios. Também observaram falha na comunicação e pouco tempo, além da questão do apoio do clero.

Os avanços também foram citados pelos agentes. Há abertura à percepção da necessidade de ação conjunta para dinamização do setor, busca para adequar as preparações para o matrimônio com itinerários e maior consciência na amplitude do setor, para além da preparação para o matrimônio.