Família

Regional Oeste 1 tem iniciativas para o Ano Família Amoris Laetitia

por Luiz Lopes, 26 de abril de 2021, 0 Comentários(s)

“Espero que cada um, através da leitura da Amoris Laetitia, se sinta chamado a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas “não são um problema, são sobretudo uma oportunidade” (AL – Papa Francisco).

Foi com essa citação do documento do Papa Francisco que o casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Oeste 1, Alisson e Solange, apresentou propostas para o regional melhor vivenciar o Ano Família Amoris Laetitia, na Reunião da Comissão da Pastoral Familiar do Regional, ocorrida em 21 de abril, de forma on-line, com a presença de dois religiosos e representantes de cinco dioceses.

Participantes da reunião virtual

Para tornar as famílias protagonistas da Pastoral Familiar (um dos objetivos traçados para o Ano Família Amoris Laetitia), na prática nas Comunidades, foram propostas lives formativas sobre a Exortação Apostólica; trabalhos de divulgação conjunta com a Catequese e outras Pastorais e Movimentos; ações práticas pastorais que possam abranger todas as famílias.

Famílias em Diálogo

Entre as iniciativas que podem ser aprofundadas, está o PROJETO FAMÍLIAS EM DIÁLOGO, com o objetivo de “ouvir, atender, acompanhar, integrar…” todas as famílias da comunidade, a fim de ajudá-las a encontrar respostas para os desafios que possam estar enfrentando e assim integrá-las com maior protagonismo na sua comunidade. A ideia é criar na paróquia algum meio de “colher” das famílias as suas dúvidas, aflições, necessidades e anseios na vida familiar.

Uma forma de por em prática a ação é deixar uma caixa na entrada da Igreja, na secretaria ou em outros pontos estratégicos de acesso das famílias. Também pode ser feito por “caixas virtuais” nas redes sociais da paróquia. E a Pastoral Familiar fica com a responsabilidade de dar os direcionamentos a cada situação ali apresentada. Esse projeto já foi incorporado por uma paróquia da diocese de Dourados, a qual já realizou uma live como resposta a essas inquietações, a qual está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=aZOwbw90jlU. 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "FAMÍLIAS DIALOGO 2° EDIÇÃO Afetividade Sexualidade na educação dos filhos Fabiana Azambuja Pedagoda, missionária, graduada em Letras, pos graduada em Couseling- Aconselhamento, em Bioética em Medicina da Fertilidade Tire suas dúvidas respondendo o questionário da nossa bio LIVE 29/04 19h(MS) /Padre Fernando Lorenz f Realização: Paróquia São João Batista Dourados/MS"
2ª edição de “Famílias em diálogo” com o tema sobre Afetividade e sexualidade na educação dos filhos

3 frentes principais

E para atingir as 12 propostas e sugestões para uma pastoral familiar à luz da exortação apostólica Amoris Laetitia, cada realidade eclesial é convidada a levar em consideração aquelas que julga possível realizar ou implementar em nível local, de acordo com suas próprias condições e necessidades. Porém, foram propostas três frentes principais de trabalho, conforme sugestão de Dom Ricardo Hoepers, presidente Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF): as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que devem permear todas nossas ações; e o Itinerário Vivencial de acompanhamento personalizado para o Sacramento do Matrimônio e o Itinerário para Recém-Casados, os quais seguem os critérios da Iniciação à Vida Cristã.

Proposta visual

Outra sugestão é a evangelização por meio de placas (comunicação visual), chamada “maratona formativa”, e uma  proposta de camiseta “em comum” para ajudar a transmitir “a alegria de estarmos vivendo o Ano da família e o Ano de São José”.

Por José Carlos e Maria Aparecida - Casal Cooperador para a Comunicação do Regional Oeste 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *