Regionais

A presença do Regional Oeste 1 no 13º Simpósio Nacional das Famílias

por Pastoral Familiar, 6 de junho de 2023, 0 Comentários(s)

Agentes da Pastoral Familiar no Regional Oeste 1 organizaram uma caravana para participar do 13º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, em Aparecida (SP), no fim de maio. A diocese de Dourados (MS), por exemplo, enviou um ônibus com 55 passageiros, além daqueles que foram de carro, num percurso de mais de mil quilômetros.

Estiveram presentes no simpósio e na peregrinação o assessor regional da Pastoral Familiar, padre Bruno Florindo; os casais coordenadores Regional, Maristela e Izidoro; da arquidiocese de Campo Grande, Roberto e Zoleide; e da diocese de Dourados, Ademir e Mirella, além de vários outros casais ligados à Pastoral Familiar de outras paróquias.

O grupo “Enchei-vos”, de Dourados, foi a banda responsável pela animação do evento, tendo sido acompanhadas na viagem pelo padre Éverton, pároco da Paróquia Bom Jesus da diocese de Dourados. Também na equipe de organização estavam representantes do Regional: o casal coordenador nacional, Alisson e Solange Schila, e o padre Crispim Guimarães, os três da diocese de Dourados.

Sobre a participação no evento, os casais retrataram a excelente acolhida e a importância de participação e fortalecimento espiritual trabalhado no simpósio, bem como os temas que foram muito bem escolhidos pelo casal coordenador nacional, Alisson e Solange Schila, da paróquia Imaculada Conceição, em Dourados, juntamente com a equipe coordenada pelo assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães.

Vários destaques da programação foram lembrados pelos casais, como a abertura com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento; a palestra sobre o tema central “Família fonte de vocações”, conduzida pelo bispo de Parintins (AM), dom José Albuquerque; a fala do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, chamando a atenção sobre a importância de se ensinar os filhos a rezar o terço e a pedir a bênção dos pais.

No regional, há uma “animação vibrante” e o desejo de participar no próximo simpósio em 2024.

 

Por José Carlos e Maria Aparecida - Agentes de Comunicação Regional Oeste 1 - com adaptações