Família

Dom Joel: “A identidade laical se fortalece a partir da família, que é celeiro de vocações”

por Andre Luiz, 28 de maio de 2022, 1 Comentários(s)

Na manhã deste sábado (28), teve início o 12º Simpósio Nacional das Famílias, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Já na abertura do evento on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Amado, acompanhado pelo assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), Pe. Crispim Guimarães, destacou sobre a importância da discussão sobre o tema do encontro, que neste ano abordou a vocação dos leigos na Igreja e na Sociedade.

Dom Joel Amado e Pe. Crispim Guimarães durante a abertura do 12º Simpósio Nacional das Famílias (Foto: Luiz Lopes Jr/Portal Vida e Família)

“Essa identidade laical se fortalece a partir da família, que é celeiro de vocações. Esse simpósio já na sua proposta já nos aponta que a nossa ação evangelizadora deve ser em rede, em articulação”.

bispo auxiliar do rio de janeiro e secretário geral da cnbb, dom joel amado

Dom Joel ainda ressaltou que o mundo atual está sedento pela atuação dos integrantes leigos da sociedade e que é algo próprio da fé católica. “Estamos em um mundo que se constrói cada vez mais isolamentos e individualismos. Ele pede cada vez mais rede e articulação. Pensamos, olhamos, nos preocupamos e reconhecemos a família como base para toda a ação evangelizadora. A família é um tema transversal. Por isso, é bom estarmos aqui”, afirmou.

Participaram ainda da abertura o bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Khátia Stolf. “Hoje damos graças a Deus por estar aqui, mesmo que ainda em formato on-line, para neste dia meditar a nossa vocação, sobre qual a nossa caminhada como cristão leigos e leigas nessa sociedade e na Igreja”, disse Khátia.

“Leigo”, no mundo civil, é utilizado para apontar aquele que desconhece sobre um determinado tema. Porém, a Igreja utiliza este termo para diferenciar os membros da ordem Sacra dos demais religiosos e compõem a grande maioria”, explicou Luiz Stolf. “Nós fazemos parte deste grande povo de Deus chamado Leigos”, completou.

O momento de oração inicial foi conduzido por representantes do Regional Nordeste 2, que abrange as dioceses dos estados da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Confira como foi a abertura do 12º Simpósio Nacional das Famílias:

Saiba mais


O 12º Simpósio Nacional das Famílias é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. O tema para este ano é “A família e a vocação laical”. O lema do encontro será “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14).

O Simpósio Nacional das Famílias contará com palestras, mesa-redonda, testemunhos, momentos de oração, apresentações musicais e um momento de interação com os participantes.

Comentários

  1. Sueli Santos da Silva disse:

    Agradecemos imensamente por este dia Maravilhoso Recheado de Rico Aprendizado.
    Parabéns a todos os organizadores e palestrantes.
    Sueli e Beto
    Coordenadores da Comissão da Pastoral Familiar
    Paróquia Santo Antônio Praia Grande São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.