Vida

Início de abril tem datas que destacam cuidado com a saúde

por Luiz Lopes, 8 de abril de 2022, 0 Comentários(s)

Conscientização do Autismo, promoção da saúde e da qualidade de vida, combate ao câncer. Seja nacional ou mundialmente, o início do mês de abril dá visibilidade à necessidade de cuidado com a vida a partir das datas inseridas nos calendários comemorativos.

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, que não é uma doença, mas um transtorno no desenvolvimento do cérebro. Em todo o mundo, cerca de 70 milhões de pessoas são afetadas pelo TEA.

Já no dia 4, o Dia Nacional do Parkinsoniano visa conscientizar e alertar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças responsáveis por afetar o sistema nervoso central. A terceira idade (a partir dos 60 anos) é comumente a etapa da vida na qual a doença se manifesta. Sua característica é afetar a movimentação muscular do indivíduo.

O dia 6 é dedicado nacionalmente à mobilização pela promoção da saúde e da qualidade de vida. Em âmbito global, reforça-se a importância da atividade física.

De acordo com o Ministério da Saúde, a promoção da saúde é “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”.

A promoção da saúde, segundo o Ministério, tem como meta a qualidade de vida e seus princípios norteadores são a equidade, a paz e a justiça social. Essa promoção, de acordo com Carta de Ottawa, contempla cinco amplos campos de ação:

  1. implementação de políticas públicas saudáveis;
  2. criação de ambientes saudáveis;
  3. capacitação da comunidade;
  4. desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas;
  5. reorientação dos serviços de saúde.

No mundo todo, o dia 7 de abril é dedicado à Saúde. Aqui no Brasil, é dia também de combate ao bullying e à violência na escola.

E neste dia 8, é o dia Mundial do Combate ao Câncer. A data é celebrada no Brasil em 27 de novembro. Os vários tipos de tumores foram diagnosticados em mais de 626 mil brasileiros em 2020. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a prevenção primária busca impedir que o câncer se desenvolva. “Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável”, indica o Instituto.

Entre as dicas de prevenção oferecidas pelo Inca destaca-se não fumar, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, buscar diagnósticos preventivos, manter vacinações em dia e evitar ingestão de bebidas alcóolicas e de carne processada.

Serviço à Vida

Todas essas temáticas estão relacionadas, na missão da Pastoral Familiar, ao trabalho do Serviço à Vida. De forma particular, estão no eixo das Políticas Públicas, que abrange aquelas relacionadas ao cuidado com a vida.

O SERVIÇO À VIDA traz este foco de aprofundamento para que os cristãos possam ampliar ainda mais sua participação promovendo uma maior qualidade humana e profissional dos serviços recebidos, mas também a garantia de uma ética nas condutas propostas pelo poder público”, lê-se no subsídio.

O material que estrutura o setor também aponta que os cooperadores da vida devem ter e promover um consciência dos valores éticos em relação aos recursos, “tendo presente que a produção e distribuição dos bens no cuidado da vida têm que respeitar a integralidade, a equidade e a proporcionalidade, de modo que o acesso a esses bens seja justo a todos”.

Foto de capa: Ben White on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.