Família

Alegria do amor: palestra abordou conceitos relacionados à família

por Pastoral Familiar, 4 de maio de 2021, 0 Comentários(s)

Na primeira palestra do seminário on-line sobre os 40 anos da Exortação Apostólica Familiaris Consortio e os cinco anos da Amoris Laetitia, nessa segunda-feira (3), o vice-presidente e diretor da Seção Brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para o Matrimônio e Família, padre Rafael Fornasier, abordou as questões doutrinais presentes nas duas exortações apostólicas. Em especial, ele colocou em foco duas expressões importantes nos últimos tempos: “Igreja doméstica” e “Igreja, família de famílias”.

Na primeira parte, padre Fornasier recapitulou os textos das exortações apostólicas. Ele destacou que há uma continuidade entre as abordagens de São João Paulo II e do Papa Francisco. “Na Familiaris Consortio o termo ‘Igreja doméstica’ é citado 11 vezes e na Amoris Laeitia aparece sete vezes a expressão”, calculou.

Padre Rafael Fornasier

Por sua vez, ‘Igreja, família de famílias’, aparece apenas em 2007, no Documento de Aparecida, mas se tornou recorrente nos últimos anos no relatório final do Sínodo de 2015 e na Amoris Laetitia.  “Nos primórdios, a Igreja começa nas casas. Só depois que aparecem as igrejas como comunidade. E essas duas situações devemos estreitar ainda mais”, destacou o teólogo.

Na segunda parte da palestra, padre Rafael Fornasier apontou que nos últimos anos tem sido importante pensar a família no campo da teologia, em especial após com a exortação Evangelium Gaudium, sobre o anúncio do evangelho no mundo atual – que deve contar com a participação das famílias.

A família não é uma célula isolada. Ela cresce, se transforma e se conecta em outras células. Da mesma forma ocorre nas paróquias. É formada por famílias que estão relacionadas em rede e, portanto, a igreja se concretiza ali”, disse.

Fornasier alertou também sobre o papel da família mundo atual, em que os vínculos estão cada vez mais fragilizados, inclusive na família. “A família deixou de ser destinatária somente, mas se tornou sujeito na Igreja. Ainda que haja fragilidade nos vínculos, há uma expectativa maior de interação de respostas. A Igreja é chamada a cuidar deste espaço dialogal e para nós, padres, é importante que demos espaço para que as famílias estejam ali contribuindo efetivamente e não somente como uma mão de obra”, afirmou.

Para conferir a palestra completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Ur-s4TsKww4

Seminário on-line

O webinário será realizado até sexta-feira (7). Nesta terça-feira (4), às 20h, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família traz o padre Rafael Solano para discutir sobre os aspectos morais que os documentos apresentam. O presbítero da arquidiocese de Londrina (PR) é mestre e doutor em Teologia Moral. Para acompanhar a palestra, acesse:

A iniciativa integra o Ano Família Amoris Laetitia, que teve início em 19 de março, Dia de São José, e segue até 26 de junho de 2022, dia do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre. Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa Francisco são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

 Confira mais informações sobre o Ano Família Amoris laetitia no hotsite: www.vidaefamilia.org.br/al