Família

EMF: “A família é uma realidade maravilhosa que a Igreja deve anunciar com maior coragem”

por Pastoral Familiar, 14 de junho de 2022, 0 Comentários(s)

Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

A subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gabriella Gambino, publicou um artigo na revista espanhola Omnes no qual aponta três pontos de reflexão para o X Encontro Mundial das famílias.

No texto, ela destaca a realização do evento, que ocorre entre 22 a 26 de junho, “de forma inédita e multicêntrica, com iniciativas globais nas dioceses do mundo inteiro; A celebração de conclusão do Ano “Família Amoris Laetitia”; e o tema do encontro: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, que transmite a mensagem que “a Família é uma realidade maravilhosa, que a Igreja precisa anunciar com mais coragem” porque é um caminho que, “quando vivido com fidelidade e perseverança, realiza a vocação a santidade que é própria a cada pessoa”.

Confira:

3 coisas a saber para se preparar para o 10º Encontro Mundial das Famílias

por Gabriella Gambino
Subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Por ocasião do quinto aniversário da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e três anos após a promulgação de Gaudete et Exsultate, o Papa Francisco anunciou em 2021 o X Encontro Mundial das Famílias em Roma.

Um encontro “multicêntrico e generalizado”
Por conta da pandemia, o encontro foi adiado para 2022 e acontecerá a partir de 22 até 26 de junho, de forma inédita e multicêntrica, com iniciativas locais no dioceses de todo o mundo, semelhantes às que fazem simultaneamente terá lugar em Roma. Em particular, a nova edição multicêntrica e difundida do Encontro permitirá que as famílias que desejam se reunir ao redor do próprio Bispo para celebrar, refletir, agradecer ao Senhor, sentir encorajar e planejar juntos o compromisso pastoral dos próximos anos, também na esteira do que o Santo Padre dirá em Roma aos delegados das conferências episcopais e do movimento e o mandato que conferirá às famílias.

Como o Cardeal Kevin Farrell, prefeito de Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, por ocasião da coletiva de imprensa de apresentação da nova fórmula multicêntrica do Encontro: “Não podemos apoiar a pastoral familiar se não incluirmos a famílias nestes importantes momentos de encontro eclesial. As famílias são o “solo a ser regado”, mas ao mesmo tempo também “a semente a ser lançada mundo”, para enriquecê-lo com verdadeiros testemunhos credíveis da beleza do amor familiar”.

O Ano da Família Amoris Laetitia
O Encontro Mundial também encerrará o Ano da Família Amoris Laetitia. Dentro nesse sentido, será uma importante ocasião de celebração e celebração, após um ano de forte e extraordinário empenho pastoral em muitas dioceses do mundo que aceitaram o convite do Papa para relançar a pastoral de forma mais eficaz família na perspectiva da nova evangelização. Ao mesmo tempo, um causa da pandemia e – agora – da guerra, o Encontro Mundial assumirá também um significado de profunda reflexão sobre a condição das famílias em mundo a discernir juntos – famílias e pastores – sobre caminhos futuros de viajar em família, na família mais ampla de famílias que é a humanidade tudo.

Muitas dioceses falam das iniciativas pastorais realizadas este ano, de novas ferramentas pastorais que criaram para chegar às famílias, por formá-los, caminhar com eles e torná-los protagonistas da pastoral, apesar de sua imperfeição natural. Muitos trabalharam para acompanhar famílias em crise, fiéis separados ao sacramento, pessoas sozinhas, os divorciados e recasados, os viúvos, os cônjuges. O mundo das famílias hoje é realmente complexo e existem diferentes categorias de pessoas que a pastoral familiar deve aprender a acompanhar com coragem, valorizando a sua possível integração. Pensemos nos separados que vivem a fidelidade sacramento do matrimônio, que pode ser um testemunho para o jovem; ou aos viúvos e que se colocam ao serviço da comunidade; ou tudo envolvimento dos cônjuges como cônjuges, juntos, evitando compromissos pastorais na paróquia dividem o casal, o que infelizmente acontece não raramente.

O tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”
O tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade” pretendeu fazer desde o início destacar o amor familiar como um chamado e uma oportunidade salvífica, para fazer com que as pessoas compreendam e compartilhem o significado profundo das relações membros da família na vida cotidiana e na sociedade. Para isso, a meta do ano preparação para o encontro foi justamente convidar as famílias e comunidade a reler Amoris Laetitia à luz do chamado à santidade de Gaudete et Exsultate: uma exortação, esta última, de extraordinária beleza, que não foi minuciosamente investigado e, acima de tudo, ainda é desconhecido para a maioria parte do povo. De fato, o amor conjugal e familiar revela o dom precioso de viver juntos ajudando uns aos outros a se tornarem melhores, nutrindo a comunhão e impedindo a cultura do individualismo, consumo e desperdício. A mensagem mais preciosa que pode sair do Encontro Mundial é que a Família é uma realidade maravilhosa, imbuída de uma beleza própria que a Igreja deve anunciar com maior coragem. Não é óbvio que as famílias perceberem essa beleza que eles carregam dentro de si: estamos acostumados a falar da família e dos seus problemas, na própria pastoral muitas vezes organizam as atividades de acordo com os problemas da família, mas sim deve fazer muito mais para testemunhar uma mensagem positivo que contém em si. As famílias podem testemunhar este anúncio evangélico especialmente aos jovens: casar e ser família é belo, é possível e nos realiza como seres humanos. Esta viagem, quando vivida com fidelidade e perseverança, realiza aquela vocação à santidade, próprio de cada pessoa, que se expressa nas relações conjugais e familiares. Dentro Nesse sentido, a vida familiar cristã pode ser verdadeiramente o “rosto mais belo da Igreja” (GE 9).