Igreja

Bispos comentam sobre Amor Familiar, tema da Semana Nacional da Família

por Pastoral Familiar, 18 de agosto de 2022, 0 Comentários(s)

O Cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), e dom José Gislon, bispo de Caxias do Sul (RS), publicaram, nesta semana, artigos relacionados ao tema principal da Semana Nacional da Família 2022: “Amor Familiar, vocação e santidade na família”. Os encontros seguem até o próximo sábado e têm como pano de fundo as bem aventuranças.

De acordo com o arcebispo de Salvador, o momento do Dia dos Pais, que deu início ao evento, é propício para se dar o perdão. ” Em algumas situações, o perdão e a reconciliação podem ser muito necessários. Uma pessoa reconciliada com a sua família caminha rumo ao amadurecimento humano-afetivo e à verdadeira felicidade. Ao contrário, quem se recusa a perdoar e estabelecer relacionamentos fraternos tende a carregar no coração a amargura e a inquietação”, disse dom Sérgio da Rocha.

Por sua vez, dom José Gislon ressaltou que a presença da família e do amor familiar, é fundamental, não só no acolher a vida, mas principalmente no cuidar da vida em todas as etapas, ajudando cada um a descobrir a sua vocação, para que possa desenvolver seus dons e talentos e colocá-los a serviço da humanidade.

“Quando encontramos realidades familiares fragilizadas, pela ausência do “amor familiar”, podemos perceber também a dor causada pelo abandono e pela indiferença que leva ao sofrimento e à solidão, além das cicatrizes de vidas feridas no corpo e na alma. A família precisa continuamente alimentar as relações familiares, através do diálogo, do perdão e da compreensão, para descobrir a graça e a força da presença do amor de Deus no “amor familiar”, para perceber que também na família é possível viver o dom divino da “vocação”, e nela percorrer um “caminho de santificação”, através dos pequenos acontecimentos de cada dia, que dão sentido à nossa vida, e à vida das pessoas que fazem parte da nossa família e da comunidade”, apontou.

Confira os artigos na íntegra:

Amor de Pai

Amor, vocação e santidade na família!