Igreja

Bispo ressalta importância dos pais na fé e vocação dos filhos

por Pastoral Familiar, 5 de janeiro de 2021, 0 Comentários(s)

Construir um ambiente de fé e de formação humana no coração dos filhos. Este foi um dos conselhos dados por dom Henrique Aparecido de Lima, bispo da diocese de Dourados (MS), ao se lembrar de sua criação com mais sete irmãos. “Muito do que aprendi na vida não foi em aula de teologia, filosofia ou ensino médio, mas sim no berço da família, em casa”, contou.

Dom Henrique e padre Cristiano | Foto: reprodução Diocese de Dourados

A importância da participação dos pais na construção do caráter e da fé dos filhos foi comentada por dom Henrique durante a ordenação presbiteral do hoje padre Cristiano dos Santos, no fim de dezembro. Na ocasião, o bispo local lembrou as palavras de São João Paulo II, quando esteve no Brasil em 1980. “Em virtude do próprio Batismo e do Matrimônio, o pai e a mãe são os primeiros catequistas de seus filhos”.

O recado do bispo aos pais, nesse sentido, foi de que lancem juntos as sementes da formação humana e cristã no coração dos vossos filhos, e estejam certos de que terão a surpresa e a alegria de colheitas abundantes de bons frutos.

As palavras de dom Henrique Aparecido reforçam a exortação apostólica A Alegria do Amor (Amoris Laetitia), do papa Francisco, que lembra que hoje as famílias têm um ritmo frenético para poder sobreviver. Apesar disso, a família deve continuar a ser lugar onde se ensina a perceber as razões e a beleza da fé, a rezar e a servir o próximo. “Os pais incidem sempre, para bem ou para mal, no desenvolvimento moral dos seus filhos” (AL, 259). “os pais necessitam também da escola para assegurar uma instrução de base aos seus filhos, mas a formação moral deles nunca a podem delegar totalmente (AL, 263).

José Carlos e Maria Aparecida - Cooperadores da Comunicação
Pastoral Familiar – Regional Oeste 1