Família

Cardeal Walter Kasper lança livro intitulado “O Evangelho da família”

por Pastoral Familiar, 3 de junho de 2014, 0 Comentários(s)

Walter_Kasper_-_cardealPor Assessoria de Imprensa CNPF

O presidente emérito do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Walter Kasper, está lançando seu novo livro “O Evangelho da família”. A obra chegará às livrarias ainda nesta semana. A introdução traz o discurso integral do cardeal no recente Consistório Extraordinário sobre o tema da família, a pedido do papa Francisco, no Vaticano. Recorde a fala de dom Kasper no Consistório.

O livro apresenta diversas reflexões sobre a temática família, entre elas a questão da admissão dos divorciados recasados ao sacramento da comunhão. Em entrevista concedida a Rádio Vaticano, o cardeal Kasper comentou sobre a nova publicação. Disse que “a felicidade dos homens depende também da vida familiar”.

“O Evangelho da família’ pretende dizer que Deus quer bem à família e que a família é fundada por Deus desde o início da Criação: é a mais antiga instituição da humanidade. Jesus Cristo fez o seu primeiro milagre durante as bodas de Caná: Ele apreciou a família e elevou-a a Sacramento, e isso significa que o amor entre o homem e a mulher está integrado no amor de Deus. Por isso é um Sacramento”, explicou dom Kasper.

Valor do matrimônio

De acordo com o cardeal, o sacramento do matrimônio deve ser cada vez mais valorizado, diante da crise que passam as famílias. “Devemos dar a nossa ajuda porque a grande maioria dos jovens quer uma família, quer uma relação estável, para a vida inteira”. Além dos desafios e belezas da vida em família, o dom Kasper debate no livro “O Evangelho da família”, a existência de grupos e pessoas contra a família.

“A Igreja sempre foi contestada, em toda a sua história. Mas não há somente esses interesses ideológicos e políticos: há também problemas econômicos e que dizem respeito às condições de trabalho, que hoje são muito graves. As condições de vida na sociedade mudaram bastante e muitos têm dificuldade de realizar o próprio projeto de felicidade. A maioria dos jovens, porém, quer uma relação estável, uma família estável, mas não consegue; e a Igreja, por sua vez, deve ajudar as pessoas que se encontram em dificuldade.”

CNPF com informações da Rádio Vaticano.