Família

Comissão Vida e Família motiva celebração local do Encontro Mundial das Famílias

por Pastoral Familiar, 24 de março de 2022, 1 Comentários(s)

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família enviou uma carta aos bispos de todo o país motivando as dioceses para a realização do X Encontro Mundial das Famílias. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 26 de junho, e, desta vez, será realizado de forma “multicêntrica e generalizada”. O tema do encontro será: “O amor em família: vocação e caminho de santidade”.

O texto, assinado pelo bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão, dom Ricardo Hoepers, detalha as ações prevista para a realização do encontro no Brasil e em Roma, na Itália.

Confira:

Prezados Senhores Arcebispos e Bispos,

Por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, o Papa Francisco quis que o mesmo fosse um evento multicêntrico, concomitante com Roma, onde acontecerá o Congresso Teológico de 22 a 26 de junho de 2022.
O Santo Padre, por meio do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, juntamente com a Diocese de Roma, pede que todas as dioceses do mundo se empenhem para celebrar este momento de graça para as famílias e para a Igreja, “Família de famílias”.
A CNBB, por meio da Comissão Vida e Família, tendo como parâmetros as orientações enviadas por Roma, propõe a programação a seguir (mas reitera que cada diocese pode usar da criatividade).


Abertura em Aparecida com Dom Ricardo, dia 22/06/22 às 18h. – Transmissão pela TV Aparecida;
• Cada paróquia celebrará uma missa de abertura, dia 22/06/22, e o bispo escreverá uma carta às famílias, entregue no final da missa. Naquele dia, se possível, é importante fazer uma “festa” paroquial com as famílias;
• As dioceses, com seus respectivos padres e/ou leigos (ou juntos), farão três lives, dias 23, 24 e 25 de junho, com os temas propostos no quadro anexo;
Nosso canal do Youtube fará a transmissão da missa com o Papa, dia 25/06/22 em tempo real e indicaremos (no tempo oportuno) os horários das TVs católicas do Brasil;
• Para o Angelus com o Papa Francisco, 26/06/22, faremos a transmissão no nosso Youtube em tempo real e indicaremos o horário das TVs católicas do Brasil (com o mandato missionário).
No domingo, dia 26/06/22, cada bispo fará na sua diocese a Celebração do Encontro Mundial das Famílias (faremos com a Comissão de Liturgia uma sugestão para inserir na celebração dominical), podendo também o bispo fazer a bênção e envio missionário.

OBS: O Congresso Teológico em Roma terá vários temas. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar fará o possível para transmitir as principais reflexões, dando a oportunidade para que todos tenham acesso àquilo que acontecerá em Roma.

Oficinas e respectivos temas que acontecerão em Roma:
I. Conferência: Igreja Doméstica e Sinodalidade.
II. Conferência: Amor em família: maravilhoso e frágil.
III. Conferência: Identidade e missão da família cristã.
IV. Conferência: O catecumenato matrimonial.
V. Conferência: A família, o caminho da santidade.


No nosso portal vidaefamilia.org.br se encontram várias informações adicionais e importantes.
Ano Família Amoris Laetitia
http://vidaefamilia.org.br/al/

Encontro Mundial das Famílias
http://vidaefamilia.org.br/encontro-mundial/
Todas as informações, como o programa, a dinâmica dos locais, os temas, a logo, a oração, o hino, a mensagem do Papa e as catequeses.

Congresso Nacional da Pastoral Familiar
http://vidaefamilia.org.br/evento-xvi-congresso-nacional-pastoral-familiar/

No quadro, uma ilustração da Programação Nacional:

Atenciosamente,

Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande, RS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB

Comentários

  1. Manoel do Socorro Moraes Ramos disse:

    Esse X encontro mundial das será maravilhoso, infelizmente não poderei participar junto com minha esposa, mas estaremos em oração para aqueles que forem todos sejam muito abençoados.
    Que Deus os leve e os traga em paz e segurança. “Jesus, Maria e José nossa família vossa é”,

Os comentários estão fechados.