Vida

CNBB convida todos os bispos a participarem do II Dia Mundial dos Avós e Idosos

por Andre Luiz, 4 de julho de 2022, 2 Comentários(s)

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do país solicitando o empenho na promoção do II Dia Mundial dos Avós e Idosos. A data será celebrada no dia 24 de julho, último domingo do mês e próximo ao dia de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus Cristo. O tema deste ano será: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

No texto, Dom Joel lembrou todo o apreço do Papa Francisco pelas pessoas idosas e convidou todos a prestarem este serviço aos irmãos que estão em idade mais avançada. “Decidimos enviar a todas as Dioceses esse pedido para que se dê ampla divulgação e visibilidade à Jornada. E mais, agora é o pedido do próprio Papa Francisco, para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos”, reforçou o secretário geral.

Para os dias próximos à data, estão em preparação três lives que serão dedicadas a partilhas de experiências, como a das Pontifícias Obras Missionárias, com idosos e enfermos missionários. Também estão envolvidas as pastorais Familiar, Juvenil e da Catequese.

“Vamos todos com muito entusiasmo responder a esse convite do Papa Francisco. Que nenhuma pessoa idosa fique sem a consolação de uma visita nesse dia. Levemos a todos a proximidade do Papa, a ternura de Deus e os afetos da Igreja”, destacou a coordenadora de relações institucionais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), irmã Terezinha Tortelli.

Kit Pastoral

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou um kit pastoral com as indicações para a celebração do segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.

baixe o kit: https://bit.ly/3x0C7z7

Leia também: Indulgência Plenária para o Dia dos Avós e Idosos

Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Comentários

  1. Terezinha Tortelli disse:

    Vamos todos com muito entusiasmo responder a esse convite do Papa Francisco.
    Que nenhuma pessoa idosa fique sem a consolação de uma visita nesse dia.
    Levemos a todos a proximidade do Papa, a ternura de Deus e os afetos da Igreja.

  2. MARIA SALETE MENDES COSTA disse:

    Boa noite hoje tive conhecimento sobre o dia dedicado aos avós e aos idosos adorei esse convite. Eu como coordenadora do MESC da Paróquias São Luíz Gonzaga de Irauçuba vou mobilizar os nossos ministros da Eucaristia e fazer um grande mutirão de visistas. Levanso a palavra de Deus principalmente aqueles que vivem abandonados dentro da sua própria residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.