Regionais

Catecumenato matrimonial é tema de formação para o Regional Sul 3

por Pastoral Familiar, 6 de junho de 2023, 0 Comentários(s)

Na diocese de Montenegro (RS), durante o último final de semana (3 e 4 de junho), foi realizada uma formação para agentes da Pastoral Familiar do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais de 100 pessoas participaram do evento que teve como foco o Catecumenato Matrimonial (Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio), que já está em andamento na Diocese há quase um ano.

A formação foi conduzida pelo casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Solange e Alisson Schila, e teve a participação do casal coordenador regional, Ana e Diácono Júlio, e do assessor padre Ozéias. No sábado (3),  foi promovido um encontro das coordenações nacional e diocesana para apresentação da dinâmica proposta pelo Itinerário Bom Pastor. Já no domingo (4), foi a vez de conhecer as propostas de trilha vocacional em percursos de itinerários para os vários momentos em que as pessoas e famílias se encontram. À tarde foram realizadas dinâmicas dos encontros com tira-dúvidas e partilhas das práticas pastorais.

Durante o encontro, o bispo local, dom Carlos Rômulo, lembrou que “por se tratar de uma proposta de itinerário não podemos ter ansiedade para não atrapalhar o processo de encontro com a Palavra que revela a Cristo”.

Para Alisson Schila, a formação foi enriquecedora. “Este encontro demonstra a continuidade de um trabalho que está sendo realizado e a unidade da Igreja em torno da proposta dos itinerários, que passa por todas as etapas da vida do cristão. Há uma variedade para cada momento da vida que as pessoas se encontram. Conseguimos perceber que o que é proposto pela Comissão Nacional tem chegado às paróquias e comunidades em favor das famílias. São experiências fantásticas que eles nos relataram e que nos enchem de ânimo para dar continuidade na missão”, disse Alisson Schila.