Igreja

Celebração em Família do 1º Domingo da Quaresma

por Pastoral Familiar, 19 de fevereiro de 2021, 0 Comentários(s)

Está disponível o roteiro Celebrar em Família para o 1º Domingo da Quaresma. O material com o rito da Celebração Dominical da Palavra de Deus é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Um roteiro para celebrar em casa

Diante do contexto da pandemia do novo coronavírus, quando as atividades presenciais são restringidas e as pessoas impossibilitadas por motivo de saúde ou idade de participar das celebrações comunitárias dominicais, a Comissão para a Liturgia oferece o subsídio para ser feita a celebração nas casas, entre os familiares.

“São muitos os horários de transmissão de missas em nossos canais católicos que podemos acompanhar, mas vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, podemos não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor”, motiva a Comissão.

Tempo de Conversão

No primeiro Domingo da Quaresma, se reforça o grande convite de conversão deste tempo litúrgico: “ouvir a voz do Senhor e voltar para Ele”. O Evangelho de domingo narra que, impelido pelo Espírito de Deus, Jesus enfrenta no deserto as forças do mal. “Cada dia somos convidados, com a graça de Deus a vencê-lo também”.

Preparar a celebração

Para bem celebrar, a Comissão para a Liturgia da CNBB indica que seja escolhido um um local adequado na casa para os familiares celebrarem e rezarem juntos. A Bíblia deve estar preparada com os textos a serem proclamado. Pode ser disposto um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora e uma vela a ser acesa no momento da celebração.

Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou a mãe e quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam
juntos.

“Onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), bem visível, uma cruz ornada com um pano de cor roxa”, sugere a Comissão para a Liturgia.

Cada família poderá adaptar o esquema conforme as necessidades. Os cantos são sugestões podendo ser trocados por outros, levando em
consideração o Tempo Litúrgico da Quaresma.

BAIXE O ROTEIRO PARA O 1º DOMINGO DA QUARESMA

Fonte: CNBB