Regionais

Clero do Oeste 1 participa de formação sobre a Amoris Laetitia

por Pastoral Familiar, 28 de junho de 2021, 0 Comentários(s)

Padres e bispos do Regional Oeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as sete dioceses do Mato Grosso do Sul, participaram de uma formação sobre o Ano Família Amoris Laetitia e a Pastoral Familiar. O encontro foi realizado de forma virtual, na noite do dia 23 de junho, numa iniciativa da Coordenação do Clero Regional em parceria com a Pastoral Familiar.

O palestrante foi o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Foi possível oferecer ao clero sul mato-grossense esclarecimentos a respeito do documento sobre a alegria do amor na família e motivar para que assumam a Pastoral Familiar na transversalidade das pastorais da Igreja.

O bispo de Corumbá (MS) e referencial da Pastoral Familiar no Regional Oeste 1, dom João Aparecido Bergamasco, avaliou o encontro como um momento especial que “certamente trouxe animação para o clero e um grande incentivo para o trabalho com as famílias, especialmenmte através da Pastoral Familiar”.

O bispo recorda a realidade de sua diocese de Corumbá, onde são grandes os desafios no trabalho com as famílias, “especialmente por estarmos numa região de fronteira, onde existe uma mobilidade humana muito grande e, no meio dessa diversidade de culturas, uma diversidade religiosa muito grande, nós percebemos que se faz necessário um trabalho forte, profundo, com as famílias e, ao mesmo tempo, esse trabalho deve ser direcionado para o acolhimento, para a defesa da vida, e para o cuidado, especialmente nesse tempo de pandemia”.

Dom João Bergamasco partilha que a diocese procura realizar um trabalho direcionado à preparação para o sacramento do matrimônio, mas também no acolhimento das famílias migrantes que por ali passam, além do cuidado e da solidariedade com as famílias que estão passando dificuldades.

Este momento com o clero em nosso Regional foi um momento especial, ajudou muito a compreender a exortação apostólica do Papa como também ajudou muito a animar o clero nesse trabalho pastoral”, destacou.

O padre Alex Messias, da arquidiocese de Campo Grande (MS), comentou sobre o encontro virtual: “Com jovialidade e profundidade, dom Ricardo Hoepers transmitiu o frescor do Evangelho e o exercício maternal da Igreja no cuidado com as famílias, através da Amoris Laetitia. Também, o próprio encontro regional do clero já foi um ato de cuidado com nossa família presbiteral, que somos chamados a construir”.

A Comissão Vida e Família da CNBB espera que a formação realizada no Regional Oeste 1 desencadeie um processo formativo em outras dioceses e regionais Brasil afora.