Família

CNPF recebe equipe de subsídios e Comissão para a Vida e a Família

por Pastoral Familiar, 8 de fevereiro de 2020, 0 Comentários(s)

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB reúne neste sábado, 8 de fevereiro, em Brasília (DF), a Equipe de Produção de Subsídios e, no domingo, 9, haverá a primeira reunião presencial com os bispos membros da Comissão e o assessor nacional. Os dois encontros ocorrem na sede da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Durante os dois encontros serão elaborados materiais de estudo e reflexão para os grupos da Pastoral Familiar e dados encaminhamentos para os eventos e atividades desempenhadas tanto pela comissão, quanto pela Secretaria Executiva da Nacional da CNPF.

Equipe de Subsídios da Comissão Nacional da Pastoral Familiar

Os participantes da primeira reunião – da Equipe de Produção de Subsídios – iniciaram as atividades na manhã deste sábado, com a missa celebrada na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e, na sequência dirigiram-se para a sede da CNPF. Após oração, fizeram breves apresentações da caminhada eclesial, em particular nos campos de atuação da Pastoral Familiar, e iniciaram as discussões a respeito dos materiais que podem ser oferecidos à Igreja no Brasil por meio da Pastoral Familiar.

Dom Ricardo Hoepers fala à equipe de subsídios | Foto: Luiz Lopes Jr

“Diante dos desafios que se impõem à família e com as ideologias atuais, precisamos de uma boa equipe, por isso vocês estão aqui”, disse o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, que também destacou a necessidade dos três setores da Pastoral Famíliar (pré-matrimonial, pós-matrimonial e casos especiais) de contarem com materiais para auxiliar no trabalho junto aos casais e às famílias como um todo.

A equipe de subsídios é formada pelo assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Crispim Guimarães; o casal coordenador nacional Luiz e Khátia Stolf; e mais cinco casais, além de padres. O grupo será responsável por elaborar os subsídios Hora da Família e colaborar no Hora da Vida. Nesta reunião, participam os casais, padre Crispim, dom Ricardo Hoepers e dom Bruno Eliseu Versari, bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão para a Vida e a Família da CNBB.

São os casais participantes:

– Khátia e Luiz – diocese de Joinville (SC)
– Corina e Cláudio – arquidiocese de Brasília (DF)
– Tatiana e Ronaldo – arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)
– Neuma e Fernandes – arquidiocese de Brasília (DF)
– Shirlei e Adam – arquidiocese de Brasília (DF)
– Cristiane e Brito – diocese de São José dos Campos (SP)