Família

Comunicado a respeito do Simpósio e Peregrinação Nacional da Família

por Pastoral Familiar, 17 de março de 2020, 0 Comentários(s)

Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), das incertezas geradas em relação às condições do país nos próximos meses e das atuais orientações das autoridades de saúde, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), informa que o 10º Simpósio e a 12ª Peregrinação Nacional da Família, eventos marcados para os dias 23 e 24 de maio de 2020, em Aparecida (SP), estão CANCELADOS.

Para que os agentes da Pastoral Familiar possam contar com a riqueza das formações oferecidas por meio das palestras e partilhas do Simpósio, haverá uma programação especial no ambiente virtual na data marcada, 23 de maio. Em breve serão divulgadas novas informações a respeito.

Aos que fizeram a inscrição antecipada, os valores serão estornados na próxima fatura do cartão utilizado para o pagamento.

Fica mantida a realização do Congresso Nacional da Pastoral Familiar, de 4 a 6 de setembro, em Florianópolis (SC). Este será o grande momento de encontro da Pastoral Familiar no Brasil neste ano de 2020.

Aproveitamos para recordar que as autoridades de saúde têm orientado que sejam evitados grandes eventos e aglomerações, dentre outros cuidados que devem ser seguidos, como a higienização pessoal e do ambiente.

Recordamos ainda a Mensagem da CNBB “Tempos de esperança e solidariedade”, que nos convida a termos firmeza para discernir boas informações, “desconsiderando notícias falsas, que se alastram com facilidade”. Com informações verdadeiras, principalmente nas redes sociais, evitamos que o medo nos torne mais vulneráveis.

“Diante da doença, até em família surgem dificuldades, por causa da debilidade humana. Mas em geral o tempo da enfermidade faz aumentar a força dos vínculos familiares”, nos ensina o Papa Francisco (Audiência Geral, 10 de junho de 2015).

Não percamos a esperança e caminhemos com vigor rumo à celebração da Páscoa de Nosso Senhor. Rezemos “pelo mundo inteiro, em especial pelas vítimas e pelos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução” (Mensagem da CNBB, Tempos de esperança e solidariedade).

Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande (RS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Padre Crispim Guimarães dos Santos
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB
Secretário-executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF)

Luiz e Kathia Stolf
Casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar