Família

Pastoral Familiar vai premiar boas práticas em família no âmbito das redes sociais

por Luiz Lopes, 9 de setembro de 2022, 0 Comentários(s)

Durante o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em agosto, foi lançado o “Concurso de boas práticas em Família“, nesta primeira edição com o tema “O uso das mídias digitais“. A iniciativa é da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), através do Setor Pré-Matrimonial.

O objetivo do concurso é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas famílias em todo o país, que promovam a educação dos filhos através do uso moderado e consciente das redes sociais, bem como a ampliação de espaços e canais de evangelização pelo uso das mídias digitais e maneiras de exercitar a solidariedade no ambiente digital.

Todas as famílias do Brasil têm a oportunidade de inscrever uma ou mais experiências em cada uma das três categorias:

  • Desenvolvimento de critérios de moderação e conscientização no uso das redes;
  • Promoção da evangelização na família e educação na fé dos filhos, com o uso das mídias sociais;
  • Ações solidárias desenvolvidas, sobretudo durante a pandemia, e despertada através das mídias sociais.

Os vencedores receberão uma premiação de 1,5 mil reais para serem investidos em uma instituição católica. Também será ofertado um certificado da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um kit da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral (Secren). O resultado será divulgado no dia 10 de dezembro deste ano.

O assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, ressalta que, através do celular, há muitas oportunidade de comunicação. Recordando que as mídias digitais e as redes sociais são ambientes no qual os membros das famílias estão presentes, ele destaca o desejo que as reflexões sobre o bom uso dessas ferramentas torne-se uma prática no ambiente familiar: “Este tema que atravessa todos nós é algo que a gente precisa colocar em prática no nosso dia a dia”.

Para se inscrever, basta entrar no hotsite vidaefamilia.org.br/boaspraticas

Foto de capa: Alexander Dummer on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *