Família

Curso de Pastoral Judiciária forma 124 pessoas

por Andre Luiz, 27 de maio de 2022, 0 Comentários(s)

O curso de Pastoral Judiciária aplicada ao Sacramento do Matrimônio, promovido pela arquidiocese de Campo Grande (MS) e o Tribunal Eclesiástico Regional de Campo Grande (MS), em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e a Universidade Católica Dom Bosco foi finalizado. No total, 124 pessoas, entre agentes do Tribunal Eclesiástico, membros da Pastoral Familiar, movimentos, serviços voltados à família e interessados na temática, participaram da capacitação.

Com a reforma do processo canônico para declaração de nulidade matrimonial, em 2015, por meio do Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus”, reforçou-se a ideia do serviço judiciário como uma ação pastoral, a partir do cuidado do Pastor pelo rebanho. Nesse sentido, a reforma no processo de declaração de nulidade matrimonial atendeu às solicitações que chegaram aos Sínodos dos Bispos sobre a Família quando teve destaque a necessidade dos fiéis que buscam uma palavra de discernimento, decisão ou orientação da Igreja acerca de sua vida matrimonial e familiar, nem sempre regular.

A coordenadora da Pastoral Familiar do Setor Paraíso, da Arquidiocese de Pouso Alegre, em Minas Gerais, Silvana Machado, mesmo passando por um tratamento de câncer participou do curso e destacou que a formação apoiará na atuação local. “Amei o curso. Na Pastoral Familiar de nossa Paróquia ajudamos em todos os setores, mas nosso forte mesmo é o Casos especiais. Já tive oportunidade de participar de alguns cursos, entre eles um sobre direito matrimonial, nulidade e a realidade dos casais em segunda união. Sempre que puder, estaremos nos atualizando”, contou.

Metodologia

A formação foi oferecida em oito módulos ministrados quinzenalmente com aulas remotas (ao vivo), através da plataforma Google Meet. A metodologia contou com exposição oral, seminários, simulações de processos, aprofundamento do Código de Direito Canônico, bem como de pesquisadores, livros e obras da área canônica que dialogam com o Sacramento do Matrimônio.

O corpo docente é composto por mestre e doutores: Dr. padre Rafael Fornasier, Dr. padre Wladimir Porreca, Dr. padre Orlando Knnap, Dr. frei Moacyr Malaquias Junior, Dra. Elaine Cler Alexandre e Me. padre Crispim Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.