Família

Pastoral Familiar oferece curso sobre Paternidade e maternidade

por Pastoral Familiar, 5 de dezembro de 2022, 7 Comentários(s)

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) oferece mais um curso gratuito em sua plataforma de ensino à distância. A formação sobre “Paternidade e Maternidade sob o prisma do amor de Deus” é ministrada pelo casal Sávio Bittencourt e Bárbara Toledo, da Pastoral Familiar do Regional Leste 1.

Nesse curso, será possível compreender que o amor conjugal ganha nova proporção ao acolher como projeto de Deus o chamado à paternidade e à maternidade, que é “complemento que vem de Deus que nos alimenta o amor do casal e aumenta o amor da família”.

Em dez breves encontros, em vídeos, eles partilham sua experiência de paternidade e maternidade, enriquecendo o que trazem de vivência como pais de cinco filhos com reflexões ancoradas no magistério da Igreja sobre a família.

O curso, voltado principalmente para casais que se prepararam para o Matrimônio e para recém-casados, busca ajudar a compreender que o amor conjugal ganha nova proporção ao acolher como projeto de Deus o chamado à paternidade e à maternidade. Este é “complemento que vem de Deus que nos alimenta o amor do casal e aumenta o amor da família”, destacam Sávio e Bárbara. A formação também pode ser oportunidade para casais já com alguns anos de caminhada conjugal revistarem o chamado à paternidade e à maternidade.

No curso online, o casal também orienta sobre a recepção do filho e convida à reflexão sobre certas idealizações e projeções feitas ao esperar por uma criança.

Fecundidade e esterilidade também são assuntos tratados com clareza pelo casal, que convida a refletir sobre as outras maneiras pelas quais a maternidade se expressa, além da biológica. A adoção é apresentada como caminho para realizar a maternidade e a paternidade, com informações importantes sobre o processo exigido pelo Estado Brasileiro. De forma particular, eles partilham a experiência própria com a adoção.

Encontros:

  1. O amor para além do Matrimônio
  2. A fecundidade do amor conjugal
  3. Filho ideal, filho real
  4. Biologia e amor
  5. Papel dos pais
  6. Papel dos filhos
  7. Papel da Família alargada
  8. Eucaristia e caridade
  9. Adoção legal e segura para sempre
  10. Adoção legal e segura para sempre (2)

As inscrições podem ser feitas gratuitamente em www.inapaf.org.br/cursos e o tempo aproximado de estudos para a conclusão e obtenção do certificado, é de uma hora e trinta minutos.

No mesmo local são oferecidas outras 4 formações. As três fases do INAPAF e o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, que se propõe a ajudar os casais que acompanharão os noivos nas paróquias, durante a preparação para a vida Matrimonial. Esta formação é gratuita e já formou mais de mil casais.

Comentários

  1. Maria José de Jesus Sampaio da Cruz disse:

    Sou agente da Pastoral Familiar, Arquidiocese de Teresina. Meu interesse é para ajudar os casais jovens que encaixa neste contexto.

  2. Estêvão Moor disse:

    Vamos divulgar para as coordenações paroquiais.

  3. Alessandra Maria Nunes da Silva disse:

    Gostaríamos de participar eu e meu esposo.

  4. Carlos Eduardo Rodrigues de Oliveira disse:

    Todo apóstolo precisa antes ser discípulo

  5. Cleci Maria Scheid disse:

    Muito bom estes cursos dão oportunidade p um maior número de agentes participar.
    Já fiz o curso da INAPAF por correspondência mas sempre é bom uma atualização.

  6. Luiz disse:

    Parabéns ao Casal Bárbara e Sávio pela iniciativa. É um lindo gesto concreto de Amor. Que o Espírito Santo os recompense e permita que muitos lares recebam avivamento da fé e esperança com este curso. E que muitas famílias sejam abençoadas com a chegada dos filhos do coração. Feliz Natal.

Os comentários estão fechados.