Vida

Curso debateu o Planejamento Natural da Família

por Pastoral Familiar, 9 de setembro de 2014, 0 Comentários(s)

Curso_Planejamento_Familiar_6Médicos, profissionais que atuam na saúde e agentes de pastoral participaram de formação sobre Planejamento Natural da Família, definido como Creighton Model System. O evento foi realizado no dia 06 de setembro, na sede da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (SECREN), em Brasília.

O assessor nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier, iniciou as atividades do encontro, destacando a importância de refletir o tema sobre o Planejamento Natural, como também para a missão da Pastoral Familiar que tem atuação nesta área.

O curso contou a assessoria das médicas, Dra. Carolina Delage e Dra. Carolina Ramos, e contribuições de Bianca Siqueira, Carolina Rebollo, Tatiana de Melo, Viviane Mourão e Maria Nazaré.

Sistema Pró-Vida

O método Creighton Model System ensina a mulher a conhecer e monitorar sua saúde ginecológica e procriativa, respeitando seu corpo. Busca-se, ainda, durante o acompanhamento tratar de todas as questões ginecológicas como endometriose, ovário policístico, depressão pós-parto, problemas hormonais, sintomas críticos de tensão pré-menstrual etc.

Curso_Planejamento_Familiar_4Os casais que desejam ter filhos e apresentam algum impedimento, os tratamentos e procedimentos diagnósticos visam à descoberta e reparação das causas reais desses problemas para que a mulher (ou o casal) se torne saudável e possa ganhar na saúde global. Em alguns casos, o tratamento pode ser direcionado também ao homem, quando diagnostica alguma disfunção.

A ginecologista-obstetra, Carolina Delage, formada em medicina pela PUC de São Paulo, explica que o sistema, criado por Dr. Thomas Hilgers, possibilita que a mulher observe sua secreção vaginal, classificado por ele, em cinco tipos. “O método possibilita a identificação do período ovulatório, viabiliza o diagnóstico de alterações no ciclo fértil das mulheres usuárias do método”, comenta Dra. Carolina.

Considerando que a infertilidade não é em si mesma uma doença, mas sim um sintoma de uma ou mais doenças subjacentes, o tratamento da infertilidade também é contemplado pelo Creighton Model System.

Contato para mais informações: crmsbrasil@gmail.com ou pelo www.facebook.com/CrMSBrasil