Vida

Dia do Nascituro: Toda violação da dignidade humana ofende a Deus

por Pastoral Familiar, 8 de outubro de 2022, 0 Comentários(s)

Após sete encontros da Semana Nacional da Vida, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a celebração do Dia do Nascituro neste sábado (8), com o tema “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”. O objetivo é colaborar na formação das consciências, acerca da importância de valorizar e defender a vida desde a concepção. O momento também ressalta o dom da vida e a importância de valorizá-la e defendê-la, como o bem mais precioso da humanidade.

Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco lembra que “a humanidade escolheu sacrificar alguns serem humanos para favorecer a uma elite, que quer viver sem limites. Os sacrificados são os pobres e indefesos, especialmente, os nascituros (cf. FT, n. 18).

Já na Evangelii Gaudium, ele aponta que porque a questão mexe com a coerência interna da nossa mensagem sobre o valor da pessoa humana, não se deve esperar que a Igreja altere a sua posição sobre esta questão. “Este não é um assunto sujeito a supostas reformas ou ‘modernizações’. Não é opção progressista pretender resolver os problemas, eliminando uma vida humana” (EG, n. 214).

Sinal de Esperança

Neste sábado (8), a Igreja convida a fazermos um Sinal de Esperança para propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Por isso é sugerido acender o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’. Um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil.

O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se também que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo terço e outras.

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. / Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
/ Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. / Nós vos agradecemos pelos
nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. / Em
Vós somos, vivemos e existimos. / Abençoai todos que zelam pela vida humana e a
promovem. / Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. / Dai às pessoas
e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno. / Nossa Senhora
Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que
ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!