Igreja

Dia Mundial dos Pobres: Jesus Cristo fez-Se pobre por vós

por Pastoral Familiar, 11 de novembro de 2022, 0 Comentários(s)

A Igreja celebra no próximo domingo, 13 de novembro, a sexta edição do Dia Mundial dos Pobres. Neste ano, o Papa Francisco escolheu como tema “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós”, a partir da passagem bíblica de 2 Cor 8, 9. E a Pastoral Familiar no Brasil é convidada a envolver-se com iniciativas de comunhão e solidariedade com os mais pobres de acordo com as realidades de cada local.

Em sua mensagem para a data, o Papa Francisco explica que São Paulo, ao dizer que Jesus fez-Se pobre, dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados. Dessa forma, “o Dia Mundial dos Pobres torna este ano como uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual”.

Recordando o texto bíblico, Francisco situa a visita de Paulo a Jerusalém, quando se encontra com Pedro, Tiago e João, que lhe tinham pedido para não esquecer os pobres.

“De fato, a comunidade de Jerusalém debatia-se com sérias dificuldades devido à carestia que assolara o país. O Apóstolo preocupou-se imediatamente em organizar uma grande coleta a favor daqueles pobres. Os cristãos de Corinto mostraram-se muito sensíveis e disponíveis. Por indicação de Paulo, em cada primeiro dia da semana recolhiam quanto haviam conseguido poupar e todos foram muito generosos”, conta Francisco.

Esse texto bíblico que dá o tema ao VI Dia Mundial dos Pobres apresenta, segundo o Papa, o grande paradoxo da vida de fé: “a pobreza de Cristo torna-nos ricos”.

“Se Paulo pôde comunicar este ensinamento – e a Igreja difundi-lo e testemunhá-lo ao longo dos séculos – é porque Deus, em seu Filho Jesus, escolheu e seguiu esta estrada. Se Ele Se fez pobre por nós, então a nossa própria vida ilumina-se e transforma-se, adquirindo um valor que o mundo não conhece nem pode dar”.

Se quisermos que a vida vença a morte e que a dignidade seja resgatada da injustiça, o caminho a seguir é o d’Ele: é seguir a pobreza de Jesus Cristo, partilhando a vida por amor, repartindo o pão da própria existência com os irmãos e irmãs, a começar pelos últimos, por aqueles que carecem do necessário, para que se crie a igualdade, os pobres sejam libertos da miséria e os ricos da vaidade, ambos sem esperança”,

exorta o Papa Francisco.

Confira a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres na íntegra.

A Pastoral Familiar no Brasil é motivada a envolver-se nas iniciativas do Dia Mundial dos Pobres. Para isso, foi divulgado um vídeo motivador com uma mensagem do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães.