Igreja

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida completa cinco anos

por Pastoral Familiar, 17 de agosto de 2021, 0 Comentários(s)

Nossos pensamentos voltam-se para os leigos, para a família e para a vida, aos quais desejamos oferecer apoio e ajuda, para que possam ser um testemunho ativo do Evangelho em nosso tempo e uma expressão da bondade do Redentor“.

Papa Francisco

Com essas palavras, o Papa Francisco instituía em 15 de agosto de 2016, por meio de carta apostólica na forma de Motu Proprio, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Hoje, cinco anos depois, a Igreja recebe de presente o empenho com diversas iniciativas para que aquele desejo inicial seja realizado em todo o mundo.

A carta, com o título Sedula Mater – Igreja Mãe cuidadosa – estabeleceu diretrizes para a atuação do novo dicastério da Cúria Romana, que sucede os Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família. Algumas das orientações são: Promoção da vida e do apostolado dos fiéis leigos, cuidado pastoral dos jovens, da família e apoio à vida humana.

“A Igreja Mãe cuidadosa sempre teve, ao longo dos séculos, cuidado e consideração pelos leigos, pela família e pela vida, manifestando o amor do Salvador misericordioso para com a humanidade”, lê-se no texto. A Carta Apostólica prossegue: “Asseguramos que os dicastérios da Cúria Romana sejam adaptados às situações do nosso tempo e às necessidades da Igreja universal. Em particular, nossos pensamentos voltam-se para os leigos, para a família e para a vida, aos quais desejamos oferecer apoio e ajuda, para que possam ser um testemunho ativo do Evangelho em nosso tempo e uma expressão da bondade do Redentor“.

Objetivos e tarefas

O Estatuto do Dicastério, aprovado em abril de 2018, estabeleceu como objetivos, entre outros, promover e encorajar “organizações e associações que ajudem as mulheres e a família a acolher e salvaguardar o dom da vida, especialmente no caso de gravidezes difíceis, e a evitar o recurso ao aborto”. Nesse sentido, apoia e coordena iniciativas para a proteção da vida humana desde a concepção até a morte natural, tendo em mente as necessidades da pessoa nos vários estágios de desenvolvimento.

Uma das principais tarefas é promover a vocação e a missão dos fiéis leigos na Igreja e no mundo, tanto como indivíduos quanto como membros de associações, movimentos e comunidades, promovendo neles a consciência da corresponsabilidade, em virtude do sacramento do Batismo, pela vida e missão da Igreja, de acordo com os diferentes carismas recebidos para a edificação comum.

Em sua missão, o organismo incentiva “a presença ativa e responsável dos fiéis leigos na vida paroquial e diocesana e nos órgãos consultivos de governo da Igreja universal e, ao mesmo tempo, presta especial atenção à sua missão particular de animar e aperfeiçoar a ordem das realidades temporais”.

Em relação às famílias, o Dicastério se dedica ao cuidado pastoral, “protegendo sua dignidade e o bem baseado no sacramento do matrimônio, e promovendo seus direitos e responsabilidades na Igreja e na sociedade civil”. O Dicastério também promove conferências e eventos internacionais, em particular o Encontro Mundial das Famílias. 

Colaboradores

O cardeal irlandês Kevin Farrell é o prefeito do Dicastério, auxiliado por um secretário, o brasileiro padre Alexandre Awi Mello, e duas subsecretárias leigas, dra. Linda Ghisoni e dra. Gabriella Gambino. Em sua estrutura, tem seus próprios membros e consultores, incluindo fiéis leigos – homens e mulheres, solteiros e casados – engajados em vários campos de atividade e provenientes de várias partes do mundo. Tem um número adequado de funcionários, clérigos e leigos, escolhidos, tanto quanto possível, das diferentes regiões do mundo.

Prefeito, cardeal Kevin Farrell
Cardeal Kevin Farrell | Foto: reprodução/Vatican Media

Desde que foi criado, o Dicastério tem sido responsável por auxiliar na aplicação da exortação apostólica Amoris Laetitia. De sua atuação também se destacam a organização dos últimos Encontros Mundiais das Famílias e das Jornadas Mundiais da Juventude, o processo de preparação para o Sínodo dos Jovens e, mais recentemente, nas propostas pastorais voltadas para os idosos e na celebração do Ano Família Amoris Laetitia.

Linha do tempo

Confira alguns momentos importantes dos últimos cinco anos

Papa Francesco in visita al Dicastero per il Laici, la Famiglia e la Vita
Visita do Papa Francisco ao Dicastério, em 2017
645C4554
Encontro pré-sinodal com os Jovens, em março de 2018
WMOF 2018
IX Encontro Mundial das Famílias, em Dublin, 2018

645C4007
Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em 2019
645C9851
Entrega dos símbolos da JMJ – Panamá 2019 – Lisboa 2023
P1026397
I Jornada dos Avós e dos Idosos, julho de 2021

Fotos: reprodução/Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida