Família

Vaticano disponibiliza metodologia de preparação ao matrimônio

por Andre Luiz, 15 de junho de 2022, 5 Comentários(s)

Foto: Junior Reis/Unplash

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou, nesta quarta-feira (15), o documento “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes pastorais para as Igrejas particulares”. O objetivo é oferecer aos pastores, aos cônjuges e a todos os que trabalham na Pastoral Familiar uma visão e uma metodologia renovada da preparação ao matrimônio e para toda a vida conjugal.

O documento é uma iniciativa do “Ano da Família Amoris Laetitia” e responde ao desejo do Papa Francisco de oferecer novos caminhos de preparação para o sacramento do matrimônio. Por repetidas vezes o Santo Padre alertou sobre “a necessidade de um ‘novo catecumenato’ que inclua todas as etapas do caminho sacramental: os tempos da preparação para o matrimônio, da sua celebração e dos anos que se seguem”, especialmente quando os cônjuges poderiam passar por crises e momentos de desencorajamento.

Dois pontos se destacam na publicação: um olhar sobre o futuro da família, com uma preparação muito remota para a vocação matrimonial, e a importância do fato de que, ao lado dos sacerdotes, há casais que acompanham o catecumenato daqueles que pedem o sacramento do matrimônio.

“A preocupação do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é a de transmitir aos bispos, aos agentes da Pastoral Familiar e aos formadores, o convite do Santo Padre para repensar seriamente a preparação para o matrimônio como um acompanhamento contínuo antes e depois do rito sacramental. Uma proximidade competente e concreta, feita de vínculos entre famílias que se apoiam umas às outras”, destacou o prefeito do Dicastério, cardeal Kevin Farrell.

O documento está disponível em italiano e espanhol. Versões em outros idiomas serão publicadas em breve.

Comentários

  1. Diácono Thiago de Sousa Ribeiro Neto disse:

    Muito bom

  2. Roberto Sarmento disse:

    Documento importantíssimo que complementa a Iniciação à Vida Cristã e a Sinodalidade.

  3. Antonia Haydee Bomfim Morais disse:

    Muito importante novas orientacoes para ser testemunhada pela pastoral familiar .A proposta de acompanhamento antes – depois e durante , penso ser uma forma de ajudar os casais em suas caminhada.

  4. Walmir e Rosa disse:

    Importantíssimo repensar a Preparação para o Matrimônio neste momento em que as famílias estão sendo cercadas de tão grandes desafios. Nós acreditamos no Sacramento do Matrimônio e na condução dos Agentes da Pastoral Familiar.

  5. JOCELIA SOUSA AMARAL OLIVEIRA disse:

    Nossa Igreja sempre preocupada com as nossas famílias. E a preparação para o sacramento do matrimônio com a proposta de acompanhamento personalizado é primordial. Parabéns a toda equipe Vida e Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *