Família

Dom Marcos Piatek integra a Comissão para a Vida e a Família

por Pastoral Familiar, 1 de abril de 2014, 0 Comentários(s)

Dom Marcos Piatek integra a Comissão para a Vida e a FamíliaO bispo de Coari (AM), dom Marcos Marian Piatek, é o novo membro da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB. Ele foi indicado pelo Conselho Permanente da Conferência dos Bispos, para substituir dom Joaquim Justino Carreira, bispo de Guarulhos (SP), falecido em setembro do ano passado.

Trajetória

Dom Marcos nasceu em 10 de outubro de 1954, sendo natural de Tuchów (Polônia). Foi ordenado presbítero em junho de 1980, como membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Possui mestrado e o doutorado em Teologia Moral pela Universidade Lateranense, em Roma. De 2000 a 2011 foi pároco na paróquia da Ressurreição do Senhor, em Salvador (BA).

Foi nomeado bispo em 15 de junho de 2011, pelo papa Bento XVI, para a Prelazia de Coari.  No dia 12 de agosto do mesmo ano, recebeu a ordenação episcopal. Dom Marcos reside no Brasil desde 1986.

Confira na próxima edição da Revista Vida e Família da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, entrevista exclusiva com dom Marcos sobre sua caminhada episcopal.