Eventos

Semana Nacional da Vida 2022

por Pastoral Familiar, 19 de setembro de 2022, 1 Comentários(s)

TEMA: “Serviço à vida: caminho de fecundidade!”

Entre os dias 1° e 8 de outubro, a Igreja Católica em todo o país celebra a Semana Nacional da Vida 2022 e o Dia do Nascituro. Uma semana para reforçar a necessidade de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural. Neste ano, o tema do Hora da Vida, livro de apoio para a celebração do momento, será “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Um momento de oração, escuta da palavra e reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, especialmente os mais vulneráveis.

Por meio do livro Hora da Vida, que em 2022 foi disponibilizado junto com o Hora da Família, celebrado em agosto, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) motiva a celebração de encontros com o objetivo de levar à compreensão do chamado que é feito a cada um para agradecer pelo dom da vida e estar em defesa dela.

Confira os temas propostos para este ano:

1º Encontro – O amor conjugal e o respeito pela vida humana
2º Encontro – Abertura à vida e adoção
3º Encontro – Serviço à vida e os direitos das crianças com deficiência
4º Encontro – Serviço à vida e cooperadores do amor de Deus
5º Encontro – A Igreja está ao lado da vida
6º Encontro – Educar para os valores essenciais da vida
7º Encontro – Um múltiplo serviço à vida
Dia do Nascituro – Toda violação da dignidade humana ofende a Deus

Além das atividades previstas para Semana Nacional da Vida nas (Arqui)dioceses, paróquias ou comunidades, são propostas duas ações públicas que possam ser realizadas em todo Brasil no mesmo dia e horário, demonstrando a força de mobilização em prol da vida.

O primeiro é o Sinal da Alegria: No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, façamos ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12h, 15h e 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’, simbolizando assim a alegria em celebrar e valorizar a vida.

Já no dia 08 de outubro, Dia do Nascituro, o Sinal de Esperança para propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Por isso é sugerido acender o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’. Um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil.

O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se também que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo terço e outras.

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. / Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
/ Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. / Nós vos agradecemos pelos
nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. / Em
Vós somos, vivemos e existimos. / Abençoai todos que zelam pela vida humana e a
promovem. / Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. / Dai às pessoas
e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno. / Nossa Senhora
Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que
ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!

Kit para divulgação

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também disponibilizou material gráfico, dicas de fontes e imagens da Semana Nacional da Vida. O objetivo é possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros e divulgar o momento de reflexão e de defesa da vida.

O kit é composto por um vídeo sobre os encontros da Semana Nacional da Vida, além das indicações de cores e fontes utilizadas na formatação do material, panfletos indicando sobre os sinais públicos que são propostos para serem realizados durante a semana, imagens e um marcador de página, idealizado por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão. “É um tipo de motivação para participar do momento de reflexão sobre a vida, em comunhão com toda a igreja no Brasil. Pode ser distribuídos para as famílias em semáforos, ao fim das missas e em encontros de outras pastorais e movimentos nas paróquias e comunidades”, enfatizou.

Acesse os arquivos: https://bit.ly/3BBoMOM

Subsídio

Para a celebração da Semana Nacional da Vida, é oferecido o subsídio Hora da Vida. Neste ano, os encontros relacionados ao evento estão reunidos, em um único livreto, com as celebrações da Semana Nacional da Família, que ocorreu em agosto.

Como adquirir?

Ainda dá tempo de fazer o pedido para a sua comunidade, paróquia, diocese ou regional. O livreto com os dois subsídios pode ser adquirido pelo site lojacnpf.org.br, pelo valor de R$ 4,50 a unidade. Para quem quiser ter o material na versão digital, é possível adquirir pelo aplicativo Estante Pastoral Familiar .

Comentários

  1. Maria Elba de Andrade Correia disse:

    Ideal e construtivo;

Os comentários estão fechados.