Igreja

Faleceu dom Bruno Pedron, ex-referencial da Pastoral Familiar no Noroeste

por Pastoral Familiar, 17 de junho de 2022, 0 Comentários(s)

Faleceu nesta sexta-feira, 17 de junho, por falência múltipla dos órgãos, o bispo emérito de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron. O bispo já havia sido diagnosticado com câncer intestinal e estava internado desde o dia 1º de junho no Hospital da Unimed, em Campo Grande (MS). Dom Bruno foi bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Trajetória eclesial

Natural de Torreglia, província de Padova, no norte da Itália, dom Bruno nasceu em 3 de junho de 1944. Religioso da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos), veio ainda jovem para o Brasil. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico de São Vicente em Campo Grande (MS) e Teologia no Instituto Pedagógico Salesiano Afiliato All’UPS Verona, em Saval, na Itália.

Foi nomeado bispo de Jardim (MS) em 1999. Ordenado em 21 de maio, dom Bruno tomou posse como bispo coadjutor em 04 de julho e como titular em 05 de agosto do mesmo ano. Em 2007 foi transferido para a diocese de Ji-Paraná (RO), onde tomou posse no dia 24 de junho. Em junho de 2019, o papa Francisco acolheu seu pedido de renúncia, por motivo de idade.

Dom Bruno também já foi presidente dos regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) da CNBB. Os bispos do Regional Noroeste afirmaram que “sua alegre e incansável dedicação para com o regional será sempre o legado da sua forca missionaria no nosso meio”.

Nacionalmente, a Presidência da CNBB ressaltou o lema episcopal “Para que todos sejam um”, o qual “reforça a sua luta durante todos estes anos de dedicação à Igreja: a de que a união faz a força sempre. Feliz o povo que o teve como pastor. Sua presença e estímulo certamente ficarão marcados em seus corações”.

Também a Comissão Nacional da Pastoral Familiar manifestou-se:

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) manifesta pesar pelo falecimento de dom Bruno Pedron, nesta sexta-feira, 17 de junho de 2022.

Missionário salesiano, dom Bruno foi referencial da Pastoral Familiar no Regional Noroeste da CNBB e contribuiu para animar o trabalho de evangelização das famílias na realidade amazônica. Seu apoio e presença paterna foram elemento importante para a sustentação dos vários grupos presentes na região do Sul do Amazonas, do Acre e de Rondônia.

Aos familiares, fiéis da diocese de Ji-Paraná, amigos e confrades, nossa solidariedade. Rogamos a Deus que este missionário das famílias descanse em paz.

Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande (RS)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Padre Crispim Guimarães
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB
Secretário executivo da CNPF

Luiz Zilfredo Stolf
Káthia Stolf

Casal coordenador nacional da Pastoral Familiar

Com informações do Portal da CNBB