Família

Família e desenvolvimento social será tema de Congresso no Panamá

por Pastoral Familiar, 18 de julho de 2014, 0 Comentários(s)

12971Nas próximas semanas, de 4 a 9 de agosto de 2014, acontece o 1º Congresso Latino-Americano de Agentes de Pastoral Familiar (I Colpafa) promovido pelo CELAM, na cidade do Panamá. O tema proposta para o encontro será “Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária”, em comunhão com o próximo Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, convocado pelo Papa Francisco.

A coordenação nacional da Pastoral Familiar, bispos referenciais e assessores do Brasil participarão do evento. A conferência será realizada em três etapas: 1) para compartilhar a vida e espiritualidade 2) identificar os desafios e horizontes pastorais, e 3) a construção de linhas de ação pastoral.

Temáticas

O Congresso é coordenado pelo Departamento de Família e Vida da Juventude CELAM, que em nota, explicou que “a idéia de organizar busca redescobrir a identidade da pastoral familiar da América Latina, para a vida plena e comunhão missionária. A proposta é que a conferência possa contribuir para formação dos agentes da família, a partir de estudos sócio-econômicos e políticos, sociais e famílias valor de prioridade como fonte de desenvolvimento social.

Outras cinco temáticas nortearão as reflexões durante o evento, são elas: (família e educação, comunicação familiar e da vida familiar, da família e da economia, e familiares e Nova Evangelização).

Cartaz do Congresso

O círculo representa a Eucaristia, onde está inserida a família, para significar a importância da família para a Igreja. O pai protege sua família, abraça sua família, estendendo seus braços. A cor azul simboliza os mares em torno da América Latina. A mãe, inclinando-se sobre seu marido transmite amor e fé para seus filhos, aqueles mostrados no coração e na Cruz. Além disso, o vermelho representa a “mãe terra”: Vigoroso, forte, amoroso figura ‘s representa crianças Filhos, Infância e Juventude na América Latina, o Continente da Esperança; daí a cor verde, o que também representa a colheita de frutas e da fertilidade.

Assessoria CNPF com informações AICA.