Família

“Família é o lugar por excelência onde aprendemos a arte da comunicação”

por Pastoral Familiar, 19 de maio de 2015, 0 Comentários(s)

Dom Canísio Klaus

familia-nas-redes-sociais-minBispo de Santa Cruz do Sul (RS)

No domingo, dia 17 de maio, quando a Igreja celebra a festa da Ascensão de Jesus ao céu, comemoramos também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A motivação está na ordem dada por Jesus antes de se elevar à vista dos apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Para melhor cumprir este mandato, Paulo VI intuiu que precisamos usar os Meios de Comunicação Social e, por isso, instituiu o “Dia Mundial das Comunicações Sociais”, comemorado pela primeira vez em 1964. Desde aquele ano consagrou-se o domingo da Ascensão de Jesus como o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Para o 49º Dia Mundial das Comunicações que será celebrado neste domingo, o Papa Francisco propôs o tema: “Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. É uma mensagem muito bonita, na qual o Papa nos recorda que “a família é o primeiro lugar onde aprendemos a nos comunicar”. Para embasar essa afirmação, ele recorre ao episódio da visita de Maria à sua prima Isabel, onde João Batista salta de alegria no seio de Isabel assim que Maria entra na casa da prima. Conforme Francisco, o episódio nos mostra que “o ventre que nos abriga é a primeira escola de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranqüilizador do pulsar do coração da mãe”.

Ao longo da sua mensagem, o Papa desenvolve a tese de que a família é o lugar por excelência onde aprendemos a arte da comunicação. Por isso, ela deve ser tratada de forma positiva pelos Meios de Comunicação Social, reconhecendo-a como “valioso recurso”. Pede aos comunicadores que comuniquem a família com seus valores, como “realidade concreta que se há de viver” e não apenas como “problema ou instituição em crise”. E finaliza com a afirmação de que “a família mais bela é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos”.

Celebremos, com alegria, o Dia Mundial das Comunicações Sociais e aproveitemos a ocasião para rezar pelos profissionais das comunicações. Aproveitemos também a oportunidade para qualificar a comunicação interna da Igreja e a comunicação da Igreja com a sociedade. Igualmente aproveitemos o momento para destacar a família como lugar privilegiado onde as pessoas aprendem a se comunicar umas com as outras e com Deus.

Que Deus, por intermédio de Maria Santíssima e da sua prima Isabel, abençoe os profissionais da comunicação e ilumine os agentes de pastoral para fazerem o melhor uso dos meios que estão ao seu dispor para anunciar a mensagem da fé cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.