Regionais

Encontro promove espiritualidade e formação para integrantes de Comissões Executivas

por Pastoral Familiar, 1 de março de 2023, 0 Comentários(s)

A Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste (RCO) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, no último sábado (25), um ‘Dia de Espiritualidade e Formação’ direcionado para os integrantes das Comissões Executivas das arqui/dioceses do Distrito Federal e Goiás. O encontro teve como tema “Percorrer o caminho do amor em família. Estudo do livro de Tobias” e foi organizado pelo casal coordenador regional, Roberto e Darciene, e conduzido pela Irmã Rita Batista Cordeiro, Assessora Eclesiástica.

A celebração da Santa Missa, presidida por dom Dilmo Franco Campos, Bispo Referencial, deu início ao encontro. Ele destacou a importância de colocar Deus no centro da vida. Após a celebração, o bispo fez questão de deixar uma mensagem para todos os agentes da Pastoral Familiar do RCO.“Peço a Deus que derrame bênçãos e graças em todos os agentes da Pastoral Familiar para que melhor possam servir e amar a Deus e, assim, possam amar seus cônjuges e que possam sempre formar uma família unida e fraterna, caminhando e olhando na mesma direção que é Jesus Cristo, que nos garante de chegar à vida eterna”, comentou.

A palestra ministrada pela Irmã Rita teve uma proposta de refletir a família, bem como encontrar com Deus seguindo os caminhos do livro de Tobias, que pode ser denominado particularmente como o livro das famílias. Segundo ela, o texto do Antigo Testamento relata diversas situações vividas por famílias em todas as épocas, inclusive nos dias atuais, e dá direcionamentos de condutas, em circunstâncias adversas, que ajudam a superar os conflitos familiares.

“Em todas as famílias há dores, mágoas e crises”, disse. Entretanto, acrescenta ela, “nelas deve entrar o reconhecimento de suas falhas e a regeneração do perdão”. Dentre os diversos ensinamentos deste livro pode-se destacar: a compaixão, o companheirismo, o perdão, a fé, a coragem, a oração e, principalmente, “não querer resolver as crises somente com as ferramentas deste mundo, mas recorrer sempre a Deus porque com Ele sempre seremos vitoriosos”.

Para os organizadores do evento foi uma alegria iniciar os trabalhos do Regional Centro-Oeste dedicando um dia para Deus. Roberto afirmou que “Primeiro é preciso ouvir o que Deus nos fala para só então transmitir aos outros o que Ele nos pede”. “Ser agente de Pastoral Familiar pode ser um peso se não dedicarmos um tempo para Deus”. Para ela, “Antes de sair em missão é preciso se abastecer com a Palavra”, comentou Darciene.