Igreja

Gradualidade e discenimento são abordados no terceiro dia de Encontro Nacional

por Pastoral Familiar, 25 de maio de 2023, 1 Comentários(s)

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (25), terceiro dia do Encontro de Bispos Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar, os participantes do evento puderam se aprofundar nas discussões sobre questões de gradualidade e do discernimento ético-moral. O tema está inserido no capitulo 8º da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco, que diz sobre acompanhar, discernir, integrar e ajudar as famílias a fazer o seu caminho de fé. No total, estão participando cinco bispos, 66 sacerdotes, cinco diáconos, uma religiosa e quatro leigos.

A temática foi conduzida pelo padre Otávio Juliano de Almeida, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), doutor em bioética, mestre em Teologia Moral e Professor pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

“O dia de hoje nos ajudará a esclarecer, ampliar o debate e conhecer as nuances sobre esse tema que ficou muito exposto, especialmente em relação aos casais de segunda união”, comentou o padre. “Quando a gente se debruça sobre o texto, certamente isso se transforma em um bom alimento para levar para as comunidades. O magistério da Igreja é extremamente rico, mas para ele se transformar em ações, precisa ser estudado e dissecado e compreendido. As palavras de hoje são estudar, compreender e analisar”, completou o palestrante.

Itinerários

O bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom Bruno Elizeu Versari, contou que os participantes do Encontro Nacional estão também conhecendo os itinerários propostos pela Pastoral Familiar. Segundo ele, o objetivo é ajudar os padres e assessores na missão junto às famílias.

“A sociedade vive um momento constrangedor e de desafios da vida familiar. Os participantes estão muito contentes porque é um assunto que está ligado à vida pastoral e a à vida nas comunidades”, destacou.

Assessora do Regional Centro-Oeste, a irmã Rita Batista, elogiou a realização do evento. “O encontro está tratando o núcleo da nossa missão de assessores, nos fazendo fraternos na partilha, no conhecimento e sobretudo no renovar do nosso amor, da nossa fé, da nossa esperança, na ação da pastoral familiar na igreja e no mundo. Tenho a esperança de que este será um grande marco na nossa caminhada”, afirmou.

Já para o padre Júnior, assessor da Pastoral Familiar na Diocese de Itapeva (SP), o encontro é um momento de atualização e de convivência com as realidades de todo o país. “Uma semana de contato novamente com a Amoris Laetitia, que fundamenta todo o trabalho personalizado realizado pela Pastoral Familiar. Juntos, nos fortalecemos para continuar este trabalho tão bonito

Programação

O encontro seguirá até sexta-feira (26), com momentos de estudo sobre os temas atuais do serviço de evangelização das famílias, como os itinerários catecumenais para a vida matrimonial; o serviço à vida; e o princípio da gradualidade nos processos de discernimento, conforme o capítulo 8 da exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco.

Os participantes também vão refletir sobre “A alegria e a fraternidade como novos ‘lugares teológicos’, a partir dos 10 anos do Pontificado de Francisco”, com apoio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano.

Comentários

  1. Mônica da Silva Mohr disse:

    Maravilhoso ver como podemos cuidar das famílias sou cordenadora do Pré Matrimônio da Diocese de Rio do Sul.um abraço a todos e bom trabalho Deus abençoe a todos

Os comentários estão fechados.