Família

Guia do agente é atualizado para atender demanda de formação

por Pastoral Familiar, 28 de fevereiro de 2019, 0 Comentários(s)

Tendo em vista a urgente e crescente demanda de formação de agentes, a necessidade de equipes cada vez mais qualificadas e preparadas ao serviço de evangelização dos relacionamentos humanos e cristãos, bem como a formação permanente e contínua na fé, compartilhamos a alegria pela nova edição do ‘Guia do Agente INAPAF – orientações práticas para a formação sistemática’ totalmente revisado e atualizado.

A preocupação com a atualização do conteúdo foi analisada a partir de uma ação articulada entre todos os serviços, movimentos e pastorais da Igreja, onde a Assessoria Pedagógica Nacional do INAPAF entendeu a importância de revitalizar este rico material de apoio e formação. 
O INAPAF tem a função de planejar, coordenar e executar, em âmbito nacional, a formação de agentes de Pastoral Familiar, em consonância com as orientações da Igreja.

A riqueza das orientações da Igreja, através de seu magistério precisa ser divulgada e conhecida por todos. A formação de Agentes de Pastoral Familiar representa, pois, uma oportunidade de aprofundamento na fé cristã para todos aqueles que acreditam na força da família como formadora de valores e responsável pelo futuro da humanidade.

À luz dos documentos da Igreja, particularmente do Documento de Aparecida e do Diretório Nacional da Pastoral Familiar que afirmam: “deve-se continuar oferecendo formação permanente, doutrinal e pedagógica para os agentes de pastoral familiar” (DAp 437) e “é preciso também investir decididamente na formação de agentes, em especial daqueles que se dedicam ao acompanhamento familiar”[…], (DPF n.6) é objetivo deste subsídio apresentar, de forma clara e exequível, uma proposta para estimular, animar e promover ampla e adequada formação para os agentes da Pastoral Familiar.

Por isso, a formação contínua dos agentes é urgência sempre atual, e há necessidade de uma formação mais adequada dos presbíteros, diáconos, religiosos, catequistas e demais agentes pastorais. (Amoris Laetitia, 202)

A base da formação são os Cursos intensivos Presenciais (CIP’s) e os conteúdos dos 24 módulos das três fases propostas pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF), que oferecem de forma sistemática, permanente e contínua, temas fundamentais para a formação dos agentes missionários das famílias. Assim, este subsídio disponibiliza aos responsáveis pelo Núcleo de Formação e Espiritualidade, uma proposta de orientação aos multiplicadores para ministrar os cursos presenciais e semipresenciais.

A utilização de uma metodologia mais adequada e atrativa para incentivar o estudo dos subsídios de formação do INAPAF tem sido uma das maiores dificuldades dos coordenadores e multiplicadores, para tanto são aqui sugeridas informações e orientações específicas, baseadas em experiências concretas, para que os CIP’s e os 24 módulos das 03 fases do INAPAF sejam estudados de forma mais interativa e apropriada à realidade de cada grupo.

A perspectiva deste Guia do Agente do INAPAF é servir de orientação e estímulo para impulsionar a implantação e dinamização dos Núcleos de Formação e Espiritualidade nos regionais, dioceses e paróquias, propiciando a capacitação de um maior número de agentes para atuarem no serviço de evangelização dos relacionamentos familiares.

Muitos passos já foram dados, mas necessitamos a cada dia de diretrizes concretas, com conteúdo específico e procedimentos mais atualizados e apropriados à formação de agentes para evangelizar, acompanhar e assistir, de forma adequada, a diversidade de situações familiares, somando-se ao apelo de uma sistematização e padronização de ações que identifiquem o serviço de formação da própria Pastoral Familiar.

Para a atuação como agente de Pastoral Familiar, a metodologia básica, sugerida para a evangelização, em qualquer contexto, é a mesma metodologia de Jesus – atrair, cativar e formar.

Espera-se que o Guia do Agente do INAPAF, revisto e atualizado, contribua para que os formadores possam experimentar, com mais segurança, um processo sistemático de evangelização, subsidiado pelo rico conjunto de material disponibilizado pelo INAPAF, assumindo, assim, o papel de protagonistas na transformação social que, por sua vez, tem sua origem na família evangelizada.

Que o Espírito Santo, pela intercessão da Sagrada Família de Nazaré, ilumine e inspire a todos que assumirem o compromisso da formação de agentes, através da implantação e/ou dinamização dos Núcleos de Formação e Espiritualidade nos regionais, dioceses e paróquias.
Somos gratos a Deus pela confiança a nós depositada e servir sempre com alegria é nossa resposta.

Adquira seu Guia do Agente do INAPAF, em www.lojacnpf.org.br ou pelo telefone (61) 3443-2900!