Família

Conheça o novo Guia do Setor Pós-Matrimonial

por Pastoral Familiar, 8 de fevereiro de 2023, 1 Comentários(s)

Está disponível para aquisição o novo Guia para o Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar. O material foi elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e segue as indicações da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. O objetivo é promover uma atuação pastoral mais próxima com os casais que já têm alguns anos de vida matrimonial e suas famílias, seguindo a orientação de “acompanhar, discernir e inserir as famílias”.

Ronaldo e Tatiana de Melo, coordenadores nacionais do Setor, descreveram como foi a elaboração da publicação. “Ele foi elaborado para apoiar os agentes que trabalham com os casais e com as famílias. Ele já segue as orientações propostas na Exortação Amoris Laetitia e traz diversas dicas práticas”, comentou Tatiana. O material conta ainda com orientações pastorais de fácil consulta para sacerdotes, religiosos e leigos que exercem algum tipo de apostolado ou acompanhamento de casais e famílias.

“Esse guia busca ser um verdadeiro apoio para o setor e para todos aqueles que trabalham com realidades voltadas para a família. É uma forma de o setor também se organizar a partir da realidade de cada paróquia”, contou Ronaldo de Melo.

O livro está disponível na loja virtual da Pastoral Familiar pelo custo de R$ 12. Para adquirir, acesse: http://bit.ly/SetorPos

Metodologia


O Guia atualizado segue uma metodologia de apresentação de propostas a partir de quatro eixos-chave e traz, em cada seção, subtemas relevantes dentro dessas quatro atitudes práticas:


ACOLHER: como abordar de forma eficaz os casais e as famílias cristãs, em especial, os que estão afastados da prática religiosa, despertando-lhes novamente a chama da fé;


ACOMPANHAR: como atualizarmos a nossa prática de acompanhamento dos casais para uma forma mais personalizada, conhecendo e valorizando sua história de vida e auxiliando no seu processo de conversão e amadurecimento;


DISCERNIR: que diferentes aspectos da vivência conjugal e familiar merecem nossa reflexão em uma ótica cristã;


INTEGRAR: como fazer para que as famílias se insiram nas comunidades paroquiais, criando comunhão com os diferentes movimentos eclesiais que atuam com casais e famílias: dos já consagrados mundial ou nacionalmente, até as iniciativas mais locais, unindo forças em prol do apostolado pelas famílias.

Trilha Vocacional

O livro faz parte de uma trilha vocacional para as famílias, elaborada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Delas fazem parte o Itinerário para os Namorados, o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio e seu Caderno de Aprofundamento. O livro “Setor Pré-Matrimonial – preparação remota, próxima e imediata” e o“Itinerários para Recém-Casados”, volumes 1 e 2.

Podcast

O Padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), e o casal coordenador nacional do Setor Pós-Matrimonial, Ronaldo e Tatiana de Melo, contam mais sobre o Guia em um podcast. Escute!

Comentários

  1. Ana Maria de Andrade Rezende disse:

    Parabéns!!! Com certeza os livros que ajudam a enriquecer o Trabalho com as famílias!!! Deus abençoe !!

Os comentários estão fechados.