Família

Hora da Família de junho lembra que todo cristão é missionário

por Pastoral Familiar, 5 de junho de 2023, 0 Comentários(s)

Para o mês de junho, o subsídio Hora da Família Mensal nos lembra do chamado de todo cristão à missão – principalmente na vida cotidiana. Este é o sexto encontro do livreto elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), que neste ano discute sobre a “Família, casa da missão”. O tema está em sintonia com o quarto pilar das comunidades eclesiais missionárias propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023). “Acreditamos que em casa, em família, está a primeira e mais importante missão: fazer Jesus presente em nosso meio”, propõe o subsídio.

Durante o encontro, o texto lembra a história de são Matias, que ocupou o lugar de Judas entre os Apóstolos. “O Espírito Santo continua a separar Apóstolos (bispos), sacerdotes, religiosos(as), principalmente todos que fazem parte da vocação laical, que sãos os “apóstolos” nos ambientes sociais: nas escolas, nos escritórios, nas repartições públicas, nos hospitais, na política, no campo, limpando nossas cidades (garis), e especialmente na família”, diz.

Testemunho

Por fim, o encontro traz o testemunho de milagre na vida de Elisabete Comparini Arcolino, que teve a bolsa estourada aos quatro meses de gestação da quarta gestação. Junto de seu marido, amigos e do bispo de sua diocese, Dom Diógenes, rezaram pela intercessão de santa Gianna Beretta Mola, para que não fosse necessário realizar o parto nesta fase da gestação. A médica deu alta a Elisabete, que ficou três meses em casa, de repouso. O parto foi feito aos sete meses e a criança nasceu sem sequelas ou problemas.

O subsídio possui ainda momentos para a partilha da palavra e para reflexão sobre o tema. Por fim, um compromisso é proposto aos participantes.

Hora da Família Mensal

O livreto elaborado para 2023 é o quarto publicado no formato de encontros mensais, pensado para auxiliar famílias, grupos da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais de todo o país. Desde 2020, tem sido uma ferramenta para fazer com que as Diretrizes da Ação Evangelizadora sejam conhecidas e assumidas pela Pastoral Familiar e todos os que com ela tenham contato.

Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://bit.ly/HFMensal2023. A unidade custa R$ 4,20.

Caso queira adquirir e acessar o Hora da Família diretamente do celular, acesse o aplicativo Estante Pastoral Familiar. Baixe aqui: https://bit.ly/EstantePastoral