Família

Hora da Família Mensal aborda a importância da palavra na educação dos filhos

por Pastoral Familiar, 12 de setembro de 2022, 0 Comentários(s)

Setembro é o mês da Bíblia e, por isso, o Hora da Família Mensal propõe o tema “Família, primeira escola da Palavra e da Vida”. O objetivo deste encontro é recordar sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2022, que tratou sobre o papel educador de todos nós, além de ressaltar que os pais são os primeiros educadores dos filhos.

“Os primeiros passos do homem na sua existência terrena devem ter na família uma base de amor, conhecimento, dedicação, cuidado, respeito e proteção. São os pais os principais responsáveis pela educação de seus filhos, aí se incluindo a educação moral, espiritual e social. Os pais cristãos têm um papel fundamental no desenvolvimento do caráter da criança, devendo ensinar-lhe o amor a Deus e ao próximo e na forma de como melhor usar a liberdade e se relacionar com os mais necessitados. É na família que se aprende o sentido de viver e de fazer o bem”, destaca o texto.

O material ainda lembra a Exortação Apostólica Amoris Laetitia. “Não se trata apenas do amor do pai e da mãe separadamente, mas também do amor entre eles, captado como fonte da própria existência, como ninho acolhedor e como fundamento da família. Ambos, homem e mulher, pai e mãe, são cooperadores do amor de Deus criador e como que os seus intérpretes. Mostram aos seus filhos o rosto materno e o rosto paterno do Senhor” (AL, n. 172).

Durante a reunião ainda há momento para atividades para as crianças, uma leitura da Bíblia e questões para se discutir em grupo.“Pais, vocês têm dedicado tempo para criar e educar seus filhos? Vocês têm repassado a fé aos filhos? Têm sido exemplo para seus filhos dentro e fora da Igreja?” são algumas das indagações levantadas.

Hora da Família Mensal

Neste ano, o livreto está abordando o tema da caridade – um dos pilares das comunidades eclesiais missionárias, indicado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O material é dividido em nove encontros. Para os meses de agosto, outubro e dezembro, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece materiais específicos para a Semana Nacional da Família, a Semana Nacional da Vida e a Novena de Natal, respectivamente.

Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://bit.ly/HFMensal2022. A unidade custa R$ 3,80.

Caso queira adquirir e acessar o Hora da Família diretamente do celular, acesse o aplicativo Estante Pastoral Familiar. Baixe aqui: https://bit.ly/EstantePastoral