Família

Caridade é o tema do encontro do Hora da Família em julho

por Pastoral Familiar, 6 de julho de 2022, 0 Comentários(s)

Para este mês de julho, o Hora da Família Mensal propõe o tema “Família, lugar de caridade” e aborda o exemplo de Santa Madre Paulina. O objetivo deste encontro é refletir sobre a importância da vivência da caridade nas ações da Igreja, família de famílias e na Igreja doméstica. Neste ano, o livreto está abordando o tema da caridade – um dos pilares das comunidades eclesiais missionárias, indicado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

“A caridade para além da aceitação do Evangelho, é uma maneira privilegiada de chegar ao coração de Deus. Quem pratica a caridade recebe muito mais do que aquilo que doa”, diz o texto.

O material relembra ainda que a fé deve realizar-se na vida, sobretudo no amor ao próximo e particularmente no compromisso pelos pobres. “É com essa base que deve ser lida também a famosa frase: ‘Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta’ (Tg 2, 26).”, aponta.
O encontro ainda destaca que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil nos dizem que “ação pastoral alimenta a fé dos batizados e os ajuda no processo permanente de conversão na vida cristã. “Na Igreja o batizado, impulsionado pelo Espírito Santo, alimentado pelos sacramentos, pela oração e pelo exercício da caridade e ajudado pelas múltiplas formas de educação permanente da fé, procura tornar seu, o desejo de Cristo”, ressalta.

Durante a reunião ainda há momento para atividades para as crianças, uma leitura da Bíblia e questões para se discutir em grupo.

Hora da Família Mensal


O livreto é dividido em nove encontros. Para os meses de agosto, outubro e dezembro, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferece materiais específicos para a Semana Nacional da Família, a Semana Nacional da Vida e a Novena de Natal, respectivamente.

Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://bit.ly/HFMensal2022. A unidade custa R$ 3,80.

Caso queira adquirir e acessar o Hora da Família diretamente do celular, acesse o aplicativo Estante Pastoral Familiar. Baixe aqui: https://bit.ly/EstantePastoral