Vida

Hora da Vida 2021 já está disponível com o tema “Família Santuário da Vida”

por Luiz Lopes, 18 de agosto de 2021, 7 Comentários(s)

Inspirada na carta encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), lançou o subsídio Hora da Vida, para celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro.

O tema escolhido para a edição deste ano é “Família Santuário da Vida”, a partir das indicações contidas na encíclica Evangelium Vitae – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. No texto, de 1995, São João Paulo II reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”.

O assessor da Comissão para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, recorda que o subsídio Hora da Vida proporciona a cada ano uma reflexão sobre o valor inviolável da vida humana, “oferecendo em uma linguagem acessível a oportunidade para que as famílias, em casa ou em grupos de pequenas comunidades missionárias, possam conhecer a voz e o Magistério da Igreja”. Padre Crispim recorda que o documento papal indica que “como igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida”.

Semana Nacional da Vida

Realizada de 1º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida é oportunidade para os católicos celebrarem através da oração, da escuta da Palavra e da solidariedade para com os mais vulneráveis.  O material contém roteiros para cada dia da semana e para o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.

Confira os temas de cada encontro:

  • 1º Encontro – O valor incomparável da pessoa humana
  • 2º Encontro – Na raiz da violência contra a vida
  • 3º Encontro – Sinais de esperança e convite ao compromisso
  • 4º Encontro – A vida é sempre um bem
  • 5º Encontro – Veneração e amor pela vida dos outros
  • 6º Encontro – A vida humana é sagrada e inviolável
  • 7º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida
  • Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor

Novamente as dioceses, paróquias e comunidades serão convidadas a realizarem ações públicas que possam acontecer em todo Brasil no dia 1º (sinal da alegria) e no dia 8 de outubro (sinal da esperança), dando a força de mobilização em prol da vida desde a concepção até seu fim natural.

Capa

A capa deste ano traz o tema “Família santuário da Vida” em formato de “lettering” aplicado sobre uma lousa verde e envolvido por um telhado que também cobre a cruz.

O bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, explica que a representação da lousa, em verde, formando a casa, é a Igreja doméstica, “sinal de esperança para a Igreja Família de famílias, isto é, nossa comunidade eclesial representada pela cruz (sinal do maior amor de Deus por nós)”.

Sobre o desenho na lousa, o bispo destaca que “a casa, o Santuário da Vida está em movimento, pois é despertada pela fé e pela dedicação dos cooperadores do Serviço à Vida, que têm o coração abertos para que Deus possa escrever na história das nossas famílias, a história de sua Igreja”.

No design, a palavra vida está em destaque para, segundo dom Ricardo, “mostrar a grandeza de Deus na criação e da partilha do seu amor trinitário”.

E Deus, continua o bispo, “convida toda família a ser seu Santuário! Promover, Defender e Cuidar da vida é uma verdadeira escola, por isso está na Hora de reconhecermos os traços do amor de Deus na lousa de nossa história e das nossas famílias, para que a Vida seja sagrada, inviolável e se respeite toda sua dignidade, desde a concepção até seu fim natural”.

Adquira

O subsídio Hora da Vida está disponível na versão impressa, na loja virtual da Pastoral Familiar (https://bit.ly/HVSNV2021), e na versão digital, pelo app Estante Pastoral Familiar.

Comentários

  1. TALMIR RODRIGUES disse:

    Que maravilha , neste ano de 2021, este subsídio vem para nos alegrar e festejar a Vida, oferecemos também um apoio internacional de palestrantes para cada dia, com temas relevantes, que poderão contribuir com casa diocese e agente da pastoral familiar, , como opção para o fortalecimento desta semana, tão importante para salvarmos vidas. Ficamos a disposição. Parabéns Dom Ricardo e padre Crispim.

  2. TALMIR RODRIGUES disse:

    Sim , com Jesus no meio, Ele é o Caminho , a Verdade e a Vida.

  3. Pe João Jesuíno Marques disse:

    Aguardando lançamento deste excelente subsidio

  4. Maria de Lourdes Gomes Ferreira disse:

    Excelente iniciativa . A lmportancia das temáticas apresentadas na agenda, desperta motivação na busca de conhecimentos tão necessário no cotidiano da missão de agente da pastoral familiar. Um abraço fraterno do c asal Neto e Lourdes. da comissão Arquidiocesa da pastoral Familiar de Fortaleza. Região Episcopal São José.

  5. Diac João Vieira de Souza disse:

    Muito bom estás reflexãoes sobre vida e família.

  6. José Carlos Cabral de Oliveira disse:

    Todos os anos, a Comissão Diocesana em Defesa da Vida, de São José dos Campos, aguarda o lançamento desse valioso subsídio para poder celebrar a Vida em nossa Diocese. Principalmente, agora, após esse tenebroso periodo pelo qual a Igreja Católica passou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *