Igreja

Igreja celebra dia de São José e abre Ano Família Amoris Laetitia

por Pastoral Familiar, 19 de março de 2021, 0 Comentários(s)

O Ano Família Amoris Laetitia teve início nesta sexta-feira (19), Dia de São José, em todo o mundo. O Papa Francisco, no Twitter, fez um pedido neste dia tão especial para os cristãos. “Rezo para que cada família possa sentir na própria casa a presença viva da Sagrada Família de Nazaré, que encha as nossas pequenas comunidades domésticas de amor sincero e generoso, fonte de alegria mesmo nas provações e dificuldades”. A data comemoração os cinco anos da exortação apostólica sobre a beleza e a alegria do amor familiar e dá início a uma série de reflexões sobre o assunto.

Junto a isso, o Santo Padre postou a oração que está no documento Patris Corde, publicado em dezembro de 2020, pela instituição do Ano de São José – por ocasião dos 150 anos da declaração do pai adotivo de Jesus como padroeiro da Igreja Católica.

Além disso, nesta sexta-feira, em mensagem divulgada para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa recordou que São José é uma figura extraordinária e, ao mesmo tempo, tão próxima da condição humana de cada um de nós. “São José não sobressaía, não estava dotado de particulares carismas, não se apresentava especial aos olhos de quem se cruzava com ele. Não era famoso, nem se fazia notar: dele, os Evangelhos não transcrevem uma palavra sequer. Contudo, através da sua vida normal, realizou algo de extraordinário aos olhos de Deus. Deus vê o coração e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias”, ressaltou o Papa no texto.

“São José vem em nossa ajuda com a sua mansidão, como Santo da porta ao lado; simultaneamente pode, com o seu forte testemunho, guiar-nos no caminho”, apontou Francisco.

Comemoração no Brasil

A abertura Nacional do Ano Família Amoris Laetitia no Brasil, teve início na manhã desta sexta-feira (19), com a celebração da Santa Missa, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira, direto do Santuário Arquidiocesano de São José, em Belo Horizonte (MG).

Na homilia, Dom Walmor reforçou sobre a importância da figura do pai adotivo de Jesus Cristo para os tempos atuais. “Celebrar esta festa é uma oportunidade para que todos nós cresçamos na confiança em Deus que nos conduz e nos ilumina os olhos para enxergar um novo tempo, questões novas e darmos respostas novas”, refletiu.

O presidente da CNBB também falou sobre a abertura da comemoração dos cinco anos da exortação apostólica sobre a beleza e a alegria do amor familiar. “Para colocar a família no centro da Igreja e da sociedade. É uma oportunidade de fazer da nossa casa uma igreja, lembrando-nos que ela nasceu de casa em casa, antes de se congregar no templo”, destacou.

Dom Walmor durante a celebração da Santa Missa nesta sexta-feira (19)

Direto do Mosteiro São José das Irmãs Carmelitas, na Diocese do Rio Grande (RS), o presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, convidou os fiéis para que, especialmente neste tempo de pandemia, sigam com força e vigor o caminho que São José ensina, que é sempre estar dispostos a levantar-se para cuidar daqueles que Deus nos confiar.

“São José vem alentar o nosso coração com sua paternidade espiritual trazendo a todos nós a mesma segurança que ele deu ao menino Jesus e à Virgem Maria nos momentos mais difíceis. Hoje ele acolhe no seu coração paterno todos os que recorrem ao seu coração de pai”, destacou. A Diocese de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, da qual dom Ricardo é bispo está fazendo um dia de Jejum e de oração pela superação da pandemia.

Dom Ricardo durante a celebração da Solenidade de São José na Diocese de Rio Grande (RS)

Programação

Nesta sexta-feira, por meio das redes sociais da CNBB e da Pastoral Familiar, também ocorreu um momento de oração pelo Brasil por intercessão de São José. Já a abertura oficial do Ano Família Amoris Laetitia ocorrerá por meio de uma live transmitida nas redes sociais. O presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, os bispos dom Armando Gutierrez e dom Bruno Versari, além do secretário-executivo Padre Crispim Guimarães e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kátia Stolf, participarão do lançamento.

Durante todo o ano, a Comissão também vai disponibilizar subsídios de aprofundamento escritos por bispos, padres e famílias, proporcionando maior conhecimento dos conteúdos da Exortação, além de apresentar diversas experiências relacionadas ao tema. Além disso, foi preparado um hotsite exclusivo para o Ano Família Amoris Laetitia que vai reunir informações sobre os objetivos, percursos propostos e toda a programação para o Brasil relacionado ao tema.

Saiba Mais

O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020) e será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.