INAPAF

INAPAF abre formação para agentes da Pastoral Familiar

por Pastoral Familiar, 5 de abril de 2022, 6 Comentários(s)

O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) abriu 600 vagas para formação de agentes da Pastoral Familiar. A formação terá início no dia 18 de abril, com 90 dias de duração para cada uma das três fases do curso, oferecido por meio da plataforma de educação à distância (EAD). 

O objetivo é alcançar e formar o maior número possível de agentes da Pastoral Familiar. De acordo com a coordenação do INAPAF, a monitoria nacional vai permitir atender, de imediato, agentes dos 19 regionais. Anteriormente a formação só era realizada naqueles regionais nos quais o Núcleo de Formação e Espiritualidade estava estruturado. 

A iniciativa ganhou nova dinâmica após a restruturação da monitoria nacional do INAPAF. A partir de agora, são 24 monitores de várias partes do Brasil que irão acompanhar e avaliar as atividades dos alunos inscritos na plataforma EAD do INAPAF. Cada um deles será responsável por acompanhar um dos oito módulos contidos nas fases 1, 2 e 3. Para cada fase, serão oferecidas 200 vagas.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.inapaf.org.br/cursos. O valor a ser cobrado para cada fase será de R$ 80 (oitenta reais), incluindo o material impresso e as despesas com o frete. Ou seja, com esse valor, o inscrito receberá o material do módulo em sua casa. E, ao final da formação, o aluno receberá o certificado de concussão no e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Meta prioritária

O casal coordenador nacional do INAPAF, Faustino e Eloina Suchla, salienta “que a formação dos agentes de Pastoral Familiar é meta prioritária e indispensável, conforme consta no Diretório da Pastoral Familiar”.

“… a formação desses agentes seja tal que saibam transmitir os ensinamentos da Igreja (…) com simplicidade, clareza e precisão”.  

Diretório da Pastoral Familiar, capitulo 8, nº 461.

 “A formação é um processo contínuo; ninguém se considere diplomado ou pronto em matéria pastoral”, citam.

Estrutura das Fases e conteúdos do Curso

INAPAF – FASE 1

Temas sobre relacionamento humano e evangelização, fundamentais para a pessoa e sua aplicação na atividade Pastoral e em outros campos missionários. Esses temas ajudam a pessoa a organizar e programar a ação pastoral.

Módulo 1 – Dignidade da Pessoa, premissa da Igreja
Módulo 2 – Construir proximidade, requisito para a Comunhão
Módulo 3 – União conjugal e Sacramento do Matrimônio
Módulo 4 – Família no Plano de Deus
Módulo 5 – Pastoral Familiar, estrutura e funcionamento
Módulo 6 – Setor Pré-Matrimônio
Módulo 7 – Setor Pós-Matrimônio
Módulo 8 – Setor Casos Especiais

INAPAF – FASE 2

Os temas desta fase nos informam sobre os valores humanos e evangélicos nos relacionamentos próximos e sobre a educação para a vida familiar, comunitária e social – ampliam e aprofundam os temas da fase anterior, propõem a vivência em família e comunitária dos valores cristãos, essenciais para uma vida de comunhão e partilha.

Módulo 1 – Boa Nova ética na evangelização da Família
Módulo 2 – Vocação e missão da pessoa
Módulo 3 – Dignidade e promoção da Vida Humana
Módulo 4 – Sexualidade humana
Módulo 5 – Planejamento familiar
Módulo 6 – Filhos, dom e missão
Módulo 7 – Ajuda à família em crise
Módulo 8 – Família, agente de transformação socioeconômica

INAPAF – FASE 3

Os temas desta fase contemplam elementos essenciais para os relacionamentos interpessoais na família e na comunidade, para a educação da afetividade e articulações interpessoais. Todos esses serviços à família estão baseados nos valores evangélicos, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.

Módulo 1 – Diálogo, oração e família
Módulo 2 – A Pastoral Familiar e articulações prioritárias
Módulo 3 – Evangelização e ecumenismo como resposta ao vazio existencial
Módulo 4 – Ética, vida e família
Módulo 5 – Família e trabalho
Módulo 6 – Família e os meios de Comunicação social
Módulo 7 – Família e Educação
Módulo 8 – A Família de Nazaré

O INAPAF

Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar

O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) é um órgão vinculado à Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e tem como finalidade promover a formação dos agentes, atendendo à meta prioritária e indispensável de formar agentes qualificados. 

Criado em 1992, pelo até então Setor Família da CNBB, tinha o nome de Instituto Nacional de Pastoral Familiar (INPF), sediado na arquidiocese de Curitiba. A partir de 2001, foi transferido para Brasília com o nome atual de INAPAF.

Comentários

  1. Renato Pacca disse:

    Parabéns a todos, em especial ao Faustino e Eloina!
    Na nossa Província de Londrina foram formados quase uma centena de agentes de pastoral familiar e os resultados são surpreendentes.

    A princípio começa pelo aumento da segurança na ação pastoral por parte dos agentes e isso os lança à ação com maior celeridade e ânimo renovado.

    Estamos com um Núcleo de Formação e Espiritualidade NFE organizado na província, de modo que, ainda em 2022, seremos muitas outras centenas de agentes mais bem preparados.

    Família de Nazaré abençoe profundamente seus esforços!

  2. Francisco Augusto Costa Oliveira disse:

    Ótimo! Curso de Formação Pastoral para agentes da Pastoral Familiar.

  3. Didi aparecido soares da cunha disse:

    Muito boa de a ideia de formaçao,que é muito nescessaria ,alem de trazer conteudo novo……parabens pela iniciativa.

  4. LÚCIA DE FÁTIMA MORREIRA FERREIRA disse:

    Olá…Eu sou coordenadora da pastoral familiar em minha comunidade preciso aprofundar-me mais é muito importante a pastoral familiar dentro da iniciacao cristã como exemplo a sagrada família de Nazare.

  5. Pe. Manuel Pereira disse:

    Olá. Sou o padre Manuel, gostaria de poder fazer uma capacitação sobre esta pastoral. Assim acompanhar mais de perto a nível paroquial…

  6. FAUSTINO SUCHLA FILHO disse:

    Padre Manuel procure informações junto ao Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar de seu regional sobre formações presenciais.
    Caso deseje fazer a formação pela plataforma EAD acesse o site inapaf@cnpf.org.br e efetue a sua inscrição na fase 1.

Os comentários estão fechados.