Vida

Indulgência Plenária para o Dia dos Avós e Idosos

por Andre Luiz, 30 de maio de 2022, 0 Comentários(s)

Os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós e Idosos, que será celebrado no dia 24 de julho, poderão receber indulgências plenárias. Foi o que decidiu a Penitenciaria Apostólica, aceitando o pedido apresentado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. 

A possibilidade de obter a Indulgência plenária nas condições habituais (com Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Santo Padre) é voltada aos avós, idosos e todos os fiéis que participarem das diferentes celebrações marcadas para o último domingo de julho em todo o mundo. A Indulgência também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do Purgatório.

Visita

A Indulgência Plenária também será concedida no mesmo dia aos fiéis que dedicarem tempo para visitar, em presença ou virtualmente, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, os abandonados e com deficiência). Os idosos doentes e aqueles impossibilitados de saírem de suas casas por motivos graves também poderão receber.

Kit pastoral para a celebração II Dia Mundial dos Avós e Idosos

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou, nesta segunda-feira (30), o kit pastoral com as indicações para a celebração do segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em todas as dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Trata-se da mensagem que o Santo Padre publicou para a ocasião, da oração oficial e das catequeses de quarta-feira que o Papa tem dedicado à velhice. Estes textos vêm acompanhados de algumas sugestões pastorais e litúrgicas.

“A atenção para com os avós e idosos, com efeito, não pode ser algo extraordinário, dado que a presença deles não é excepcional, mas um fato consolidado na nossa sociedade. O Santo Padre convida-nos a tomar consciência da relevância deles na vida dos nossos países e sociedades, e a fazê-lo de modo não episódico, mas estrutural. Não se trata, pois, de remediar uma emergência, mas de lançar as bases de um trabalho pastoral de longo período, que nos envolverá pelas próximas décadas”, ressaltou o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o cardeal Kevin Farrell.

baixe o kit: https://bit.ly/3x0C7z7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.