Família

Início do Ano da Família Amoris Laetitia será celebrado no dia de São José

por Pastoral Familiar, 1 de março de 2021, 2 Comentários(s)

A Igreja Católica em todo o mundo comemora em 19 de março, dia de São José, o início do Ano Família Amoris Laetitia. Por isso, a Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está preparando uma programação especial para celebrar os cinco anos da exortação apostólica sobre a beleza e a alegria do amor familiar.

Para a data, está prevista a celebração de uma missa presidida por dom Walmor Oliveira, presidente da CNBB, a partir das 9h. Durante o dia, também serão promovidos momentos de oração e de discussão sobre a figura de São José, padroeiro da Igreja Católica. A abertura oficial ocorrerá por meio de uma live transmitida nas redes sociais e ficará a cargo da Comissão Episcopal Vida e Família da CNBB.

Na semana que antecede a festa de São José, a Comissão também vai disponibilizar subsídios de aprofundamento escritos por bispos, padres e famílias, proporcionando maior conhecimento dos conteúdos da Exortação, além de apresentar diversas experiências relacionadas ao tema.

Os objetivos do Ano Família Amoris Laetitia anunciado pelo Papa são: difundir o conteúdo da exortação apostólica; anunciar que o sacramento do matrimônio é um dom; fazer da família protagonista da pastoral familiar; sensibilizar os jovens; e, ampliar o olhar e a ação da Pastoral Familiar.

Durante o Ano Família Amoris Laetitia serão aprofundadas discussões sobre a exortação apostólica e como colocá-las em prática nas paróquias e dioceses, além de interagir com as comissões de Educação, Catequese, Juventude, Laicato e Missionária da CNBB, e as pastorais da Pessoa Idosa e da Criança em vista de um trabalho sinodal. Para maio, está prevista a realização de um seminário sobre os 40 anos da exortação apostólica Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia – questões pastorais, eclesiológicas e morais.

Saiba Mais

O ano Família Amoris Laetitia foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020) e será realizado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com o Santo Padre.

A exortação apostólica, lançada em 2016, é fruto de dois sínodos sobre a família realizados nos anos de 2014 e de 2015. O documento possui nove capítulos que abordam questões sobre a palavra, a realidade, os desafios e a vocação das famílias, o amor no matrimônio, a fecundidade, a educação dos filhos, a espiritualidade, entre outros temas.

Comentários

  1. Maria Isabel e Antonio Carlos Panaro disse:

    Maravikhosooooo….sábio e santo Papa Francisco

  2. Dulcimar Perin disse:

    Muito boa esta iniciativa do Santo Papa Francisco .

Os comentários estão fechados.