Igreja

Intenção do Papa para janeiro é pelos educadores

por Pastoral Familiar, 10 de janeiro de 2023, 0 Comentários(s)

Já está disponível o vídeo com a intenção do Papa Francisco para este mês de janeiro. O Santo Padre confia aos fiéis da igreja Católica a oração pelos educadores de todo o mundo. Na mensagem, ele convida a estes profissionais a acrescentarem um novo conteúdo em seu ensino: a fraternidade.

“A educação é um ato de amor que ilumina o caminho para que recuperemos o entendimento da fraternidade, para que não ignoremos os mais vulneráveis. O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida.
É alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. E daí a alegria de comunicar”, afirmou o Pontífice.

“Rezemos para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando especialmente os jovens mais vulneráveis”.

PAPA FRANCISCO

O Vídeo de janeiro do Papa acompanha a reflexão de Francisco com a narração de uma história ambientada em uma escola. Um menino, deixado de lado por seus colegas durante as partidas de futebol, permanece sozinho em um canto até que um professor, percebendo seu desconforto, decide cuidar dele.

O tema da educação é abordado com frequência pelo Papa Francisco. No ano passado, em conversa com uma delegação do ‘Global Researchers Advancing Catholic Education Project’, o Santo Padre ressaltou que “educar é correr riscos na tensão entre cabeça, coração e mãos: em harmonia, a ponto de pensar o que sinto e faço; sentir o que penso e faço; fazer o que sinto e penso. É uma harmonia”.

Saiba mais

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais do Santo Padre. É desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração).