Igreja

Maio: Intenção do Papa é pela fé dos jovens

por Pastoral Familiar, 3 de maio de 2022, 0 Comentários(s)

A intenção de oração do Papa Francisco confiada aos fiéis de todo o mundo para o mês de maio é pela fé dos jovens. O objetivo do Santo Padre é encorajá-los a descobrir em Maria o estilo de escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço. O vídeo foi divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa nesta terça-feira (3).

“[Ela] arriscou e colocou tudo em jogo ao mudar a sua vida ao segui-lo”, disse Francisco. “Vocês, os jovens que querem construir algo novo, um mundo melhor, sigam o seu exemplo “, insistiu o Santo Padre para que a juventude siga o sim de Maria.

O Pontífice também recomentou aos jovens que no seu processo de discernimento eles ouçam as palavras dos avós. “Neles encontrarão sabedoria que os levará a ir para além das tendências do momento”, destacou.

O diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Pe. Frédéric Fornos, recordou que desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco tem sublinhado a importância da interação entre avós e netos. “Com a intenção de oração deste mês, no contexto do processo sinodal, o Papa Francisco lança luz sobre a formação dos jovens no discernimento: como podemos ajudar os jovens, seguindo o estilo de Maria, a ouvir, a discernir, a reconhecer os apelos do Senhor e a servir no mundo de hoje? Este é certamente o papel dos idosos, que podem ajudar os jovens nesta tarefa. Rezemos juntos por esta intenção de oração”, apontou o diretor.

Jornada Mundial da Juventude

O exemplo de Maria para os jovens, indicado pelo Papa Francisco neste vídeo, é sublinhado pelo Padre João Chagas, responsável do Escritório Jovens do Dicastério para os Leigos, Família e Vida. “O tema da próxima Jornada Mundial da Juventude – JMJ Lisboa 2023 – será mariano: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39). Toda a viagem de preparação para este evento é um convite aos jovens para se erguerem e ajudarem o mundo a fazê-lo. Na sua última mensagem aos jovens, o Santo Padre lhes fez o seguinte convite: “Ajudemo-nos mutuamente a erguer-nos juntos, e neste momento histórico difícil seremos profetas de novos tempos, cheios de esperança. Que a Virgem Maria interceda por nós” (Papa Francisco, Mensagem para a XXXVI JMJ)”, lembrou o padre.