Família

Itinerário para recém-casados é lançado pela Pastoral Familiar

por Andre Luiz, 24 de março de 2021, 0 Comentários(s)

Itinerário para recém-casados
O livro pode ser adquirido em www.bit.ly/INTVivencial

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançou, nesta semana, o material “Itinerário para recém-casados”, que tem o objetivo de apoiar os agentes do setor Pós-Matrimonial espalhados por todo o país no acompanhamento dos casais que contraíram o sacramento do matrimônio há pouco tempo. O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Khátia Stolf, nesta terça-feira (23), participou de uma live na qual comentaram sobre a importância do material. Outras duas lives, nos dias 29 de março e em 5 de abril, estão programadas para aprofundar a discussão sobre o tema.

“É uma alegria muito grande. Como Pastoral Familiar somos convidados a dar uma resposta à demanda que recebemos das famílias. Nos possibilita ter um material que nos apoia neste serviço tão importante dentro da Igreja”, disse Luiz Stolf. “É uma resposta também àquilo que o Papa Francisco nos pede na Exortação Apostólica Amoris Laetitia”, completou.

Os casais Ronaldo e Tatiana de Melo, coordenadores do Setor Pós-Matrimonial da Pastoral Familiar, Rita e Imailton, do Encontro de Casais com Cristo, e Vicélia e Magalhães, das Equipes de Nossa Senhora, além do Padre Leandro Freire, participaram do encontro on-line desta segunda-feira (23). Eles contribuíram em alguns dos temas propostos no material. Tatiana contou que a experiência dos casais que fazem o acompanhamento vivencial pré-matrimonial ajudou na elaboração do conteúdo. “Os noivos diziam que queriam mais. Desejavam essa continuidade. E a Amoris Laetitia nos reforçou que precisávamos dar este apoio nos primeiros anos de matrimônio”, destacou.

Com disseram Luiz Stolf e Tatiana de Melo, a origem da preparação do livreto responde à Amoris Laetitia, que recorda que “Muitas vezes o tempo de noivado não é suficiente, a decisão de casar-se apressa-se por várias razões e, como se não bastasse, atrasou a maturação dos jovens. Assim os recém-casados têm de completar aquele percurso que deveria ter sido feito durante o noivado”. (AL, n. 217).

Como funciona?

O material foi construído com a colaboração de casais de diversas partes do Brasil e membros de vários movimentos eclesiais a Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB. São instrumentos de crescimento espiritual, psíquico e social, divididos em 24 encontros, em dois volumes. O objetivo é aprofundar a vida a dois sob o olhar de Cristo e da Igreja após a celebração do Sacramento do Matrimônio.

Os volumes podem ser rezados e refletidos em casal ou em grupo. Cada paróquia, tendo a Pastoral Familiar como coordenadora, pode aproveitar os casais mais experientes, da própria Pastoral ou dos Movimentos Eclesiais, para o serviço de acompanhar/apadrinhar grupos, fazendo o papel de auxiliar os casais na condução das atividades.

No primeiro volume do Itinerário para recém-casados, são apresentados os seguintes temas: A importância do diálogo do casal; a importância da palavra, da oração e da eucaristia; a administração do tempo em família; a construção da nossa identidade; a chegada dos filhos; família e mídias sociais; o sacramento do matrimônio; harmonia sexual; o casal cristão na sociedade; uma só carne; economia doméstica; e, vida profissional e vida em família.

Confira a live completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *