Vida
Itinerário vivencial para o Sacramento do Matrimônio
  • por raptor
  • maio 21st, 2020,
  • 0 Comentários(s)

Padre Crispim Guimarães dos Santos

Desde do Concílio Vaticano II, a Igreja buscou responder os apelos da sociedade, também inculturando a realidade da fé, especialmente observando as transformações ocorridas no cotidiano dos povos.

Nas últimas décadas, as famílias, antes transmissores da fé, delegaram à Igreja e suas pastorais, o papel que naturalmente devia ser exercido pela Igreja Doméstica.

Assim, o conceito de matrimônio passou por muitas transformações, exigindo que a evangelização repensasse o modo de chegar aos corações, apresentando a Doutrina imutável da indissolubilidade, porém observando as mudanças psicológicas e sociais, para compreender o momento do ser humano e fazer o mesmo ser humano compreender a Doutrina do Sacramento do Matrimônio como fonte de realização. 

As encíclicas papais e exortações, tais como Humanae VitaeEvangelium VitaeFamiliaris ConsortioAmoris Laetitia, entre outros, os documentos do Conselho Episcopal Latino Americana (CELAM), especialmente Santo Domingo (1992), ressaltam o papel da inculturação numa sociedade de batizados, mas não evangelizados. Aparecida (2007) traz a perspectiva do encontro com uma pessoa, especialmente como o trabalho de personalizar o processo evangelizador.

Os Papas, bispos e peritos foram constatando que a sociedade de massa não permite criar raízes e aprofundar convicções. Por isso, os documentos foram indicando a necessidade de novos métodos. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão para a Vida e a Família, assim como, a Pastoral Familiar, seguindo as indicações da Igreja, perceberam ser necessário seguir um Itinerário experiencial formativo.

Tendo o modelo de Curso de Noivos, no seu Diretório, a Pastoral Familiar não tinha adotado um Itinerário Catecumenal (personalizado), embora favorecendo que iniciativas particulares de Regionais e Dioceses acontecessem.

O Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio quer ajudar a Igreja do Brasil a desencadear um processo formativo baseado na Sagrada Escritura e na Doutrina Católica do Casamento, tanto para dos desejosos de contrair Matrimônio, como para quem os acompanha.

Por isso, aproveitando que as famílias estão nas suas residências e da necessidade de encontrar novos modos de chegar ao coração dos nubentes ou daqueles que já coabitam, é que oferecemos um Curso Online ao Brasil, através da plataforma EADBOX. A publicação já está disponível em nossa loja virtual.

Como vai ocorrer? Faremos 10 encontros, um por semana, com duração de uma hora:

  • 1º Encontro: APRESENTAÇÃO DO MATERIAL
  • 2º Encontro: O MATRIMÔNIO NUMA BREVE VISÃO BÍBLICA
  • 3º Encontro: VOCAÇÃO: MOTIVAÇÕES PARA O MATRIMÔNIO CRISTÃO
  • 4º Encontro: OS SACRAMENTOS A SERVIÇO DO CRESCIMENTO INTEGRAL
  • 5º Encontro: MATRIMÔNIO, SACRAMENTO DO DIA A DIA
  • 6º e 7º Encontros: NA CASA DA FAMÍLIA (VISITAS AOS PAIS DO NOIVO E AOS PAIS DA NOIVA)
  • 7º Encontro: AS CRISES COMO POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO NO MATRIMÔNIO
  • 8º Encontro: UMA NOVA CULTURA E UM NOVO CRISTÃO
  • 9º Encontro: COM AS TESTEMUNHAS
  • 10º Encontro: REVISÃO E ESCLARECIMENTOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *