Família

Itinerários da Pastoral Familiar são apresentados no Encontro das Famílias, no RS

por Luiz Lopes, 7 de junho de 2022, 0 Comentários(s)

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Crispim Guimarães, esteve na arquidiocese de Porto Alegre (RS) no último final de semana. Na oportunidade, teve encontros com lideranças da Pastoral Familiar e participou do “Encontro das Famílias”, promovido pela arquidiocese, a Pastoral Familiar e o Movimento de Casais Jovens (MCJ), em Esteio (RS).

O encontro com as famílias do MCJ foi oportunidade para apresentação dos itinerários de acompanhamento personalizado de preparação para o Sacramento do Matrimônio e para recém-casados.

Foto: MCJ

Já utilizando os itinerários da Pastoral Familiar, o movimento tem o objetivo principal de ser, dentro das comunidades, “uma fonte acolhedora para o ingresso de casais com até 10 anos de vida matrimonial através do Sacramento do Matrimônio que se sintam chamados a entregar-se, viver a experiência de conhecer e estar presente com o Senhor de forma mais intensa”.

A proposta do MCJ é ajudar casais a fortalecer seu matrimônio e a vida cristã em família, através da vivência da fé e dos valores cristãos, da dinâmica do amor e da participação efetiva em grupos de oração inseridos na comunidade paroquial com a integração dos filhos.

É nesse contexto que as propostas de acompanhamento para noivos e recém-casados podem ser aplicadas. Durante o encontro, padre Crispim Guimarães apresentou as dinâmicas de cada material que podem reforçar a atuação evangelizadora que já é realizada pelo movimento.

O MCJ busca, assim, usar o carisma para trabalhar as propostas da Pastoral Familiar, caminhando junto às famílias, “acompanhando de perto suas fragilidades”.

Foto: divulgação MCJ

Alguns casais do MCJ partilharam suas experiências com os itinerários e com o encontro do último final de semana:

Faz tempo que passamos dessa etapa de recém-casados, somos casados há vinte e oito anos, e é aí que entendemos a importância de refletir, trabalhar e principalmente viver o que nos propõe o itinerário. No início da vida matrimonial, ele ajuda, orienta pra uma vida que ainda não conhecemos, que juntos vamos construir. No nosso caso, é muito importante para percebermos que estamos descuidando de vários detalhes, situações e sentimentos que prejudicam nosso matrimônio. Com o passar do tempo, ficamos acomodados. Ter essa oportunidade de olhar e cuidar do nosso matrimônio é uma benção! Realmente é assim que nos sentimos: abençoados!  Todos os temas são bem detalhados, bem trabalhados, as atividades proposta criam para nós como casal uma excelente oportunidade de diálogo, entendimento. Nosso agradecimento a toda equipe envolvida neste belo trabalho dos itinerários. Um abraço fraterno a todos.

Carlos e Rosi, pais da Laura – MCJ Núcleo São José Caxias do Sul

Excelente os temas abordados, a maneira como é conduzido faz com que o grupo interaja bastante, e nos une à nossa família. Material muito bem elaborado que nos faz refletir sobre nosso dia a dia.

Cleomar e Mirian (Gabriel, Sabrina, Mateus e Camila)

Mesmo nós sendo casados há 8 anos, os temas continuam sempre muito pertinentes ao dia a dia da família, o material como um todo, é muito bem elaborado, faz com que o encontro de grupo se torne uma troca de vivências. Percebemos que apesar de sermos casais diferentes, as dificuldades são iguais para todos. Com o uso do material, percebemos também que nosso grupo ficou mais unido, fortalecido na caminhada e todos tem se expressado muito mais.

Lindomar e Franciele – Caxias do Sul

Dia Maravilhoso! Com muito conhecimento, aprendizado, valeu muito a pena estarmos presentes. Pe. Crispim, de maneira leve e dinâmica, apresentou como basear o trabalho da Pastoral Familiar em defesa da vida, do seu início ao fim natural. Nos mostrou o quanto é importante ter em nossas comunidades uma Pastoral Familiar ativa em prol das famílias. Tudo que nos foi passado nessa formação só nos fez querer estar cada vez mais na missão.

Um tópico que nos tocou muito e nos fez pensar, foi quando nos foi apresentado o Itinerário pré-Matrimonial. Pensávamos como tudo seria diferente em nossas vidas como casal se lá atrás estivéssemos provado desse lindo projeto de evangelização antes do nosso matrimônio.

Rezemos, para que essa semente plantada através dessa formação brote belos frutos.

Testemunho Daiane e Anderson, Sapucaia do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.