Igreja

Jornada Mundial da Juventude 2022 nas Igrejas particulares é no próximo domingo (20)

por Pastoral Familiar, 17 de novembro de 2022, 0 Comentários(s)

No próximo domingo, dia 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, a Igreja Católica celebra a XXXVII Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares. Neste ano, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida os jovens a viverem esse momento em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, celebrado nesta última semana. “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (2 Cor 8, 9) e “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) são, respectivamente, os temas do Dia Mundial dos Pobres e da Jornada Mundial da Juventude.

Nas Orientações pastorais para a celebração da JMJ nas Igrejas particulares, o Vaticano aponta para a promoção de iniciativas em que os jovens doem o seu tempo e a sua força em favor dos mais pobres, dos marginalizados, dos rejeitados pela sociedade.

Para baixar as orientações, acesse: https://bit.ly/3TDUwda

Entre as iniciativas apresentadas, destaca-se a da Caritas Internacional, que vai lançar um programa de reflexão e ação de uma semana, intitulado ‘Cultivando a solidariedade: da oração à ação’. Todos os dias, no site da Caritas Internacional, serão disponibilizadas orações e sugestões baseadas na metodologia Ver/Julgar/Agir que estimularão a reflexão sobre o tema da pobreza e inspirarão ações simples, mas eficazes, para servir, acompanhar e defender os pobres.

Nos dias 19 e 20, em Lisboa, sede da Jornada Mundial da Juventude em agosto de 2023, a celebração será dedicada tanto aos adolescentes quanto aos jovens universitários, com o objetivo de oferecer-lhes uma experiência de comunhão eclesial e enviá-los em missão às comunidades paroquiais.

Em Roma, a Pastoral Juvenil da diocese convida os jovens ao Santuário do Divino Amor, onde será realizada uma festa e depois uma vigília noturna que terminará com a Santa Missa presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis.

Redes sociais

A fim de compartilhar e criar uma rede de testemunhos, ações concretas, histórias e comunhão espiritual, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Caritas Internacional e o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 lançam a hashtag #AriseandGo, que retoma o tema da Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude 2022-2023 “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

O Dicasterio para os Leigos, a Família e a Vida ainda disponibilizou um vídeo sobre a celebração da Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares. Confira: