Igreja

Lançado o Pacto Global da Família com mensagem de apoio do Papa Francisco

por Pastoral Familiar, 30 de maio de 2023, 0 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou, nesta terça-feira, 30 de maio, o Pacto Global pela Família, “um programa compartilhado de ações visando pôr em diálogo a pastoral familiar com os centros de estudo e pesquisa sobre a família presentes nas universidades católicas de todo o mundo”. O Papa Francisco divulgou uma mensagem de apoio à iniciativa na qual pede a promoção de uma “cultura da família e da vida” que ajude as novas gerações a estimar o matrimônio, a vida familiar e a beleza de gerar e proteger a vida humana.

Francisco ressaltou que “grande parte dos sonhos de Deus acerca da comunidade humana realizam-se na família”. Por isso, continuou, “não podemos resignar-nos com o seu declínio em nome da incerteza, do individualismo e do consumismo, que anteveem um futuro de indivíduos isolados que pensam em si mesmos. Não podemos ficar indiferentes ao futuro da família, comunidade de vida e de amor, aliança insubstituível e indissolúvel entre homem e mulher, lugar de encontro entre as gerações, esperança da sociedade”.

Francisco motivou lembrar ainda que a família “tem efeitos positivos sobre todos, enquanto geradora de bem comum: as boas relações familiares constituem uma riqueza insubstituível não só para os cônjuges e os filhos, mas também para toda a comunidade eclesial e civil”.

A iniciativa

Promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, o Pacto Global pela Família nasceu a partir de estudos e pesquisas sobre a relevância cultural e antropológica da família e os novos desafios que ela está a enfrentar.

O objetivo é a sinergia, fazendo com que o trabalho pastoral com as famílias nas Igrejas particulares aproveite, de maneira mais eficaz, os resultados da investigação e do compromisso didático e formativo que se realiza nas universidades. E isso vai ser realizado por meio de quatro passos definidos pelos organizadores:

  1. ativar um processo de diálogo e maior colaboração entre os centros universitários de estudo e pesquisa que se ocupam de temáticas familiares, para tornar mais fecunda a sua atividade, nomeadamente criando ou relançando as redes dos institutos universitários que se inspiram na doutrina social da Igreja;
  2. criar maior sinergia, nos conteúdos e objetivos, entre comunidades cristãs e universidades católicas;
  3. favorecer a cultura da família e da vida na sociedade, para que surjam propostas e objetivos úteis às políticas públicas;
  4. harmonizar e apoiar, uma vez identificadas, as propostas surgidas, a fim de que o serviço à família seja enriquecido e sustentado nas vertentes espiritual, pastoral, cultural, jurídica, política, económica e social.

Na tarde desta terça-feira, foi realizado um webinário no Salão Nobre do Dicastério para Leigos, Família e Vida para apresentar o Pacto Global da Família com quase 50 Universidades, Centros e Institutos católicos para a Família conectados a partir de vários países do mundo.

Ao final do evento, as instituições aderiram ao Pacto Global e à Rede Internacional de Institutos Universitários da Família. O Dicastério ofereceu um site para o Pacto www.familyglobalcompact.org e a possibilidade de adesão ao SynAct, Plataforma familiar do Dicastério, como ferramenta de intercâmbio de ideias, resultados de pesquisas e estudos, oportunidades de pesquisa compartilhadas entre universidades. Um convite também para criar novos institutos e centros para a família onde ela é mais necessária no mundo dentro de outras universidades católicas.

Family Global Compact

 

Fotos: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida